Oficina

Ambiente em movimento: conflitos ecológicos e alternativas

25 de maio de 2017, 10h00

CES | Alta (sala 1) e Casa das Artes Bissaya Barreto (Coimbra)

Enquadramento

Esta Oficina tem como objetivo discutir a relação entre as lutas pela justiça ambiental e as iniciativas pela construção do bem viver desde baixo – por exemplo, iniciativas de soberania alimentar e de defesa dos comuns.

O evento divide-se em duas sessões: na primeira, que terá lugar no Centro de Estudos Sociais, serão apresentados os resultados de dois projetos de investigação/ação e de mapeamento participado sobre conflitos ecológicos e lutas por justiça ambiental em Portugal - a plataforma Portugal: Ambiente em Movimento - e no Brasil - o Mapa de Conflitos envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil. Esta sessão será concluída com um passeio e lanche no Jardim da Sereia.

A segunda sessão terá lugar na Casa das Artes Bissaya Barreto, onde será lançado o Ciclo de Cinema Itinerante ‘ParaDocma - Viver melhor (a cidade) é preciso!’, cujo objetivo é facilitar uma discussão coletiva sobre as possibilidades de construir alternativas ecológicas e sociais a partir das bases– e esta será a sua primeira sessão de exibição, com o filme L’Oro Vero (Itália, 2016). O evento será concluido com uma sessão de debate público sobre a construção de formas de "viver melhor" com base no contexto local de Coimbra.

Coorganização: Oficina de Ecologia e Sociedade (CES/Ecosoc) e Coimbra em Transição (CeT)

Apoio: Caondomínio Criativo