Apresentação

A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Universidade de Coimbra, através do Centro de Estudos Sociais (CES), em fevereiro de 2010, estabeleceram o programa “Cátedra Milton Santos”, com o objetivo de contribuir para a difusão de informações sobre a dinâmica da sociedade brasileira em centros universitários de excelência no exterior.

A Cátedra homenageava o grande nome da ciência e da cultura brasileiras, Milton Santos, e destinava-se a investigadores brasileiros de alto nível, procurando desenvolver um intercâmbio científico aprofundado com investigadores, doutorandos e pós-doutorandos do CES.

A partir de 2015, este programa de intercâmbio passa a denominar-se “CÁTEDRA CAPES/CES DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS”, tendo como principais objetivos:

  1. aprofundar a cooperação académica e o desenvolvimento da ciência e tecnologia entre instituições de ensino superior e centros de ciência e tecnologia no Brasil e em Portugal;
  2. aprofundar a cooperação entre pesquisadores e educadores de instituições de pesquisa e ensino superior no Brasil e seus pares do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra;
  3. destacar, nos meios universitário e de pesquisa portugueses, o desempenho de notáveis cientistas brasileiros no âmbito das ciências sociais e humanas;
  4. destacar o compromisso em promover ao mais alto nível a aproximação, diálogo e aprofundamento no conhecimento mútuo das respetivas culturas e sociedades.

 

No Brasil, a entidade responsável pelo programa é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação pública vinculada ao Ministério da Educação; em Portugal, a entidade responsável pelo programa é o Centro de Estudos Sociais, associação privada de investigação sem fins lucrativos integrada na Universidade de Coimbra, instituição de excelência internacional na área das ciências sociais e humanas.

O primeiro titular da Cátedra foi o Prof. Luís Eduardo Aragón, professor e investigador da Universidade Federal do Pará, doutorado em Geografia pela Universidade do Estado de Michigan e titular de pós-doutoramento em estudos populacionais na Brown University (ambas nos Estados Unidos da América) e em estudos latino-americanos na Universidade de Estocolmo (Suécia).

Para o ano letivo de 2015/2016 foram atribuídas 2 bolsas de alto perfil, cada uma pelo período de um semestre académico, a um investigador e a uma investigadora brasileiro/a de excecional nível científico/cultural e a trabalhar em áreas temáticas de comum interesse. As atividades da cátedra decorrem no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.