You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Programa de Formação Avançada
III Curso de Psicotraumatologia do Centro de Trauma/CES 
28 de outubro de 2017 a 27 de outubro de 2018

Apresentação


Nos últimos anos, profissionais de diferentes áreas têm vindo a manifestar significativo interesse na área da Psicotraumatologia. De facto, os desastres naturais, os acidentes rodoviários, as generalizadas situações de violência estão presentes no dia-a-dia das sociedades atuais, constituindo acontecimentos potencialmente traumáticos e recolocando o conceito de Trauma no cerne da psicopatologia moderna.
 
Destaca-se assim a necessidade de promover, num contexto de diálogo interdisciplinar, o conhecimento sobre prevenção e intervenção em trauma psicológico nas situações de crise, desastre ou catástrofe.

Neste sentido, o Centro de Trauma do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, enquanto Sociedade Membro da European Society for Traumatic Stress Studies (ESTSS), vai dar início ao III Curso de Formação em Psicotraumatologia com acesso ao Certificado Europeu de Psicotraumatologia, validado pela ESTSS. 

 

Objetivos

1. Dotar os/as formandos/as de conhecimentos teóricos e práticos em trauma psicológico, nomeadamente em trauma pós-crise, desastre ou catástrofe;

2. Fomentar, na área do trauma psicológico, terminologias e práticas de atuação comuns, com base na evidência científica;

3. Implementar estratégias de prevenção, intervenção, tratamento no trauma psicológico, em consonância com critérios internacionalmente reconhecidos;

4. Conciliar a formação obtida com os dados curriculares necessários ao certificado europeu de Psicotraumatologia da responsabilidade da ESTSS.

5. Facilitar o acesso e a partilha de conhecimento com as redes internacionais de intervenção em Psicotraumatologia.

Critérios de Seleção

Público-Alvo

  • Profissionais e estudantes das diferentes áreas da Saúde e Ciências Sociais;
  • Outros profissionais que atuem em situações potencialmente traumáticas (elementos de equipas de emergência, militares, socorristas, membros de forças de segurança, jornalistas, etc.).


Critérios Mínimos de Seleção

  • Formação Superior de 1º Ciclo ou Equiparado.
  • Alunos finalistas de Licenciatura nas áreas supramencionadas, adjacentes ou relacionadas com o trauma psicológico

Estrutura e Certificação

Estrutura do curso

O III Curso de Formação em Psicotraumatologia na sua generalidade será constituído por módulos (workshops) periódicos, organizados em 6 sessões obrigatórias e 9 sessões opcionais, que se realizarão de forma alternada, nas instalações do CES Lisboa e do CES Coimbra.

Esta edição do curso terá início a 28 de outubro de 2017 e realizar-se-á no CES Lisboa.

Os módulos são pontuados com créditos fixos e sujeitos a avaliação obrigatória.

 

Critérios para Certificação

Caso o/a participante do Curso de Formação em Psicotraumatologia se queira candidatar ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia da ESTSS é para isso condição necessária ser membro da ESTSS. Os/as associados/as do Centro de Trauma são, por inerência, membros da ESTSS.

No caso de o/a participante não ser ainda associado/a do Centro de Trauma terá de efetuar a sua adesão mediante preenchimento do Formulário on-line de adesão ou da ficha de inscrição no(s) workshop(s).

Para obter o Certificado Europeu em Psicotraumatologia será necessário frequentar os 6 módulos obrigatórios, acrescendo 4 módulos opcionais necessários para atingir 100 pontos de creditação.

Cada módulo terá uma avaliação obrigatória através de um questionário de 10 perguntas de escolha múltipla. O questionário será disponibilizado pelo Centro de Trauma, que comunicará à ESTSS os resultados obtidos por cada candidato/a. Cabe à ESTSS o registo da creditação acumulada e a atribuição do Certificado.

O diploma de certificação da ESTSS tem um custo associado de 40 euros (negociação para escalão inferior em curso), para assegurar a gestão administrativa do Certificado.

Os módulos serão periódicos, com creditação cumulativa maioritariamente de 10 pontos.

 

Vagas

Para se realizarem, os workshops deverão ter um número mínimo de 20 participantes. O número máximo de participantes é de 50.

Existindo vagas nos vários módulos, poderão ser admitidos/as participantes não candidatos/as ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia. 

Nos módulos opcionais, o número mínimo de participantes exigível para que os mesmos se realizem é de 10 participantes.

Inscrição e Custos

Inscrição

A inscrição é individual e feita em duas modalidades:

a) Frequência do ciclo completo (6 módulos obrigatórios + 4 módulos opcionais à escolha);

b) Frequência por módulo, mediante preenchimento de um formulário on-line disponível no website do CES e do Centro de Trauma.


Custos

1. O custo do curso completo, que engloba: 6 módulos obrigatórios + 4 módulos opcionais a escolha, é de 700 euros, na modalidade de pronto pagamento ou de pagamento em três parcelas: 1ª (300 euros) no ato da inscrição; 2ª (200 euros) até 17 de fevereiro de 2018; 3.ª (200 euros) até 14 de julho de 2018, para os/as participantes associados/as individuais do Centro de Trauma ou para os/as participantes propostos/as por instituições parceiras do Centro de Trauma.

2. Em caso de frequência de módulos isolados o custo será de 75 euros/módulo para associados/as do Centro de Trauma e de 85 euros/módulo para não associados/as.

3. Para os/as associados/as do Centro de Trauma, inscritos/as no Curso Completo (6 módulos obrigatórios + 4 módulos opcionais), que pretendam frequentar módulos opcionais extra, o custo é de 45 euros.

4. Para obtenção do Certificado Europeu em Psicotraumatologia são necessários dois requisitos obrigatórios, que incluem os seguintes custos:  

a) Ser associado/a do Centro de Trauma, e, por inerência, da ESTSS, com quotas anuais regularizadas (valor da quota de associados/as individuais – 27 euros; associados/as parceiros17 euros);  

b) Inscrever-se no site da ESTSS e registar-se no Certificado, aplicando-se, para gestão administrativa da certificação, uma taxa única, atualmente de 40 euros, paga diretamente à ESTSS.

Programa e Formadores

Salvaguardando pontuais alterações que se revelem indispensáveis, os temas, os/as formadores/as e as datas previstas para os módulos serão os seguintes:
 

MÓDULOS OBRIGATÓRIOS - 1 DIA (8 HORAS) – 10 PONTOS

1º. Trauma: diferentes olhares, o mesmo conceito?  - 28 de outubro | CES Lisboa | 09H30-19H30

  • Conteúdos - Diferentes leituras do conceito de Trauma psicológico.
  • Formadores/as – António Sousa Ribeiro (Professor catedrático, Faculdade de Letras da UC/CES), Bita Ghafoori (Psicóloga Clínica, Docente na California State University – CSULB, Diretora do CSULB Long Beach Trauma Recovery Center e Fulbright Specialist), José Paz (Psicólogo, Psicoterapeuta, membro fundador da Associação Interdisciplinar para o Estudo da Mente) Luísa Sales (Psiquiatra, Coordenadora do Centro de Trauma/CES), Paula Coutinho (Intensivista, Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - CHUC).
     

2º. Cérebro, memória e trauma: neurobiologia do trauma – 18 de novembro | CES Lisboa | 09H30-19H30

  • Conteúdos - Impactos neurológicos e endocrinológicos do Trauma psicológico e os mecanismos neurofisiológicos e imunológicos que interligam saúde/doença e experiência traumática.
  • Formadores/asAlbino Oliveira-Maia (Neuropsiquiatra, Investigador e Diretor da Unidade de Neuropsiquiatria do Centro Clínico Champalimaud), Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra e Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) e Rui Mota Cardoso (Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Investigador Associado do CES) – a confirmar.
     

3º. Trauma: intervenção precoce na crise – 16 de dezembro | CES Lisboa | 09H30-19H30

  • Conteúdos - Intervenção precoce em situações de crise, desastre ou catástrofe. Estratégias preventivas e interventivas adequadas.
  • Formadores/as - Ana Araújo (Psiquiatra, Coordenadora da Psiquiatria Comunitária de Leiria Norte), José Adriano Fernandes (Psiquiatra, Chefe de Serviço de Psiquiatria) – a confirmar, Sónia Cunha (Psicóloga, Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise do Instituto Nacional de Emergência Médica - INEM) e Rui Ângelo (Psicólogo, Autoridade Nacional de Proteção Civil - ANPC).
     

4º. Intervenção na Crise: Primeiros Socorros Psicológicos – 20 de janeiro | CES Lisboa | 09H30-19H30

  • Conteúdos - Formação teórica e prática sobre primeiros socorros psicológicos.
  • Formadores/as - Ana Isabel Cambraia (Psicóloga Clínica, Terapeuta EMDR, Formadora da International Critical Incident Stress Foundation), Bruno Brito (Psicólogo, Gestor da rede de apoio a familiares e amigos de vítimas de homicídio da APAV) e Susana Gouveia (Psicóloga, Cruz Vermelha Portuguesa).
     

5º. Terapêuticas no trauma: das intervenções gerais às abordagens específicas (Parte 1) – 17 de fevereiro | CES Lisboa | 09H30-19H30

  • Conteúdos - Abordagens cognitivo-comportamentais. Realidades Virtuais. EMDR. Psicodrama. Intervenções Psicofarmacológicas Tratamento psicofarmacológico em stress traumático.
  • Formadores/as - Adriano Vaz Serra (ex-Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra/Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental) – a confirmar, Fontes Ribeiro (Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra) – a confirmar, Guida Manuel (Psicóloga, Escola de Polícia Judiciária, Terapeuta EMDR - Associação EMDR Portugal), Luísa Sales (Psiquiatra, Coordenadora do Centro de Trauma/CES) e Luíz Gamito (Psiquiatra no Hospital Júlio de Matos/ Presidente da direção do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos).
     

6º. Terapêuticas no trauma: das intervenções gerais às abordagens específicas (Parte 2) – 17 de março | CES Lisboa | 09H30-19H30

  • Conteúdos - Objetivos e estratégias na intervenção psicoterapêutica em adultos vítimas de violência. PTSD e patologias orgânicas/experiências hospitalares. Refugiados e migrantes: trauma vs. Resiliência. Risco de Trauma e Forças Militarizadas. Vítimas da violência de Estado.
  • Formadores/as - Ângela Maia (Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia Aplicada da Escola de Psicologia da Universidade do Minho) – a confirmar, Lúcia Monteiro (Diretora da Unidade de Psiquiatria do Departamento de Cuidados de Suporte e Oncologia Psicossocial do Instituto Português de Oncologia de Lisboa) – a confirmar e Maria José Rebelo (Psicóloga, Misioneras Siervas del Espíritu Santo).

 

MÓDULOS OPCIONAIS - 1 DIA (8 HORAS) – 10/20 PONTOS
 

7º. Aspetos Forenses do Trauma – 14 de abril | CES Coimbra | 09H30-19H30

  • Conteúdos - Peritagem médico-legal no trauma psicológico e suas implicações na responsabilidade civil e penal. A complexidade da avaliação dos danos psíquicos consecutivos a lesões traumáticas. Direito civil e penal e a (ir)relevância do trauma. Memórias induzidas/falsas memórias.
  • Formadores/as - Fernando de Almeida (Psiquiatra forense, docente convidado do ICBAS, Presidente da Assembleia-Geral da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça), João Pedroso (Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do CES), Marta Ávila (Advogada, Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados) e outro/a formador/a a designar.
     

8º. Gestão de desastres e intervenção em comunidades de risco – 12 de maio | CES Lisboa | 09H30-19H30

  • Conteúdos - Planos de assistência psicossocial após desastre. Papel dos vários intervenientes no pós-desastre, a curto, médio e longo prazo. Evidências científicas da eficácia das abordagens de gestão de incidentes críticos.
  • Formadores/as - Manuel Velloso (Ex-Diretor de Serviços de Planeamento e Operações do Serviço Nacional de Proteção Civil, Presidente da Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias - ANASF), entre outros/as formadores/as a confirmar.
     

9º. Trauma e media – 06 de junho | CES Lisboa | 09H30-19H30

  • Conteúdos - Os media como primeiros interventores (first responders). Sinais e sintomas de trauma nos jornalistas. Compreensão do trauma experimentado por notícias dos media. Compreender as habilidades de comunicação necessárias ao tratamento de profissionais da comunicação. Cultura do trauma em termos de imagem.
  • Formadores/as - Diana Andringa (Jornalista, Documentarista independente, Investigadora do CES) e outros/as formadores/as a designar.
     

10º. O Trauma dos Profissionais: Crescimento pessoal, Burnout e Trauma Secundário – 14 de julho | CES Coimbra | 09H30-19H30

  • Conteúdos - reconhecimento de sintomas nos pares, reflexão sobre o autocuidado dos técnicos, o limite da intervenção e técnicas práticas (mindfulness, treino de coerência cardíaca, entre outros).
  • Formadores/as – Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra e Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Rafaela Lopes (Psicóloga, Chefe de Equipa, Apoio Psicossocial da Autoridade Nacional de Proteção Civil – ANPC) e outros/as formadores/as a confirmar.
     

11º. Trauma em Crianças e Adolescentes – 22 de setembro | CES Coimbra | 09H30-19H30

  • Conteúdos - Intervenções com crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade ou após eventos traumáticos.
  • Formadores/as – Aida Dias (Psicóloga, Doutoranda da Universidade de Utrecht, Holanda e Investigadora Associada do Centro de Trauma), Isabel Alberto (Professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), João Veloso (Psicólogo, Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias - ANAFS, Investigador Associado do Centro de Trauma) e Margarida Gaspar de Matos (Professora Catedrática na Faculdade de Motricidade Humana - FMH-UL e Coordenadora da equipa de Investigação "Populations' Health" no CMDT/ IHMT).
     

12º. Transculturalidade do Trauma – 29 de setembro | CES Coimbra | 09H30-19H30

  • Conteúdos - As experiências traumáticas à luz de diferentes enfoques culturais.
  • Formadores/as – Joana Sousa Ribeiro (Socióloga, Investigadora do CES), Manuel Quartilho (Psiquiatra e Professor Auxiliar de Psiquiatria da Faculdade Medicina Universidade de Coimbra) e outros/as formadores/as a designar.
     

13º. Redes europeias de intervenção no Trauma: a rede TENTS-TP – 13 de outubro | CES Lisboa | 09H30-19H30 | 20 pontos| (A confirmar). 
 

14º. Trauma, Perda e Luto – 20 de outubro | CES Coimbra | 09H30-19H30

  • Conteúdos - Múltiplas óticas interdisciplinares do trauma (vítima e sobrevivente). Trauma complexo (identificação, comorbilidade, diagnósticos diferenciais no trauma, reações agudas. Associações de apoio.
  • Formadores/as – José Carlos Rocha (Psicólogo, docente na CESPUS, Centro de Psicologia do Trauma e do Luto), outros/as formadores/as a confirmar.  
     

15º. Ameaças em Curso: Traumas Anunciados? 27 de outubro | CES Lisboa | 09H30-19H30

  • Conteúdos – Crises do sistema financeiro. Ameaças ambientais. Supremacia da inteligência artificial. Terrorismo. Estado de exceção.
  • Formadores/as – a designar.


 

 

Ficha de Inscrição