Em janeiro de 2012, a Câmara Municipal de S. João da Madeira lançou um projeto de Turismo Industrial, financiado pelo ON.2, constituído por um conjunto de circuitos turísticos industriais, com o objetivo de conjugar a preservação do legado arqueológico industrial com a promoção das indústrias consideradas tradicionais e as novas indústrias criativas e tecnológicas, através da visita de diferentes unidades fabris no concelho.
Após a conquista de um lugar de destaque a nível nacional, afirmando-se como um projeto de referência para outros municípios, o Turismo Industrial de S. João da Madeira pretende alargar os seus circuitos a novas empresas do concelho.

Pelo lugar alcançado, o município encontra-se atualmente a coordenar o grupo de trabalho para a criação da Norma da Qualidade do Turismo Industrial em Portugal, integrado numa comissão técnica presidida pelo Turismo de Portugal.

O projeto Turismo Industrial Criativo tem como objetivo a criação de um conjunto de Rotas de Experiência, no sentido de complementar a oferta de visitas ao património industrial local e à indústria viva já promovidas pelo Turismo Industrial de S. João da Madeira, desde 2012.
Inspirada por modelos de participação colaborativa, a presente proposta pretende proporcionar aos turistas a oportunidade de vivenciar o quotidiano de uma localidade vincadamente marcada pela indústria, onde a um sólido tecido industrial tradicional se juntam hoje às indústrias tecnológicas e criativas, num ambiente culturalmente e artisticamente estimulante.
As Rotas de Experiência organizar-se-ão em quatro segmentos – Criatividade, Gastronomia, Arte e Indústria, capazes de proporcionar aos turistas um conjunto de workshops-experiências vários, tendo em vista a partilha de experiências e a construção de relações de colaboração entre locais e turistas.

Turismo Industrial Criativo

Atividades/Workshops:

Experiência Industrial
Nesta rota os turistas terão à sua disposição um conjunto de workshops-experiência que lhes proporcionará a possibilidade de viver um dia como se de um trabalhador industrial se tratassem. Aprender como se faz um lápis, cortar os moldes em pele para fazer um sapato, ouvir as histórias de vida de quem nunca foi outra coisa a não ser chapeleiro ou almoçar na cantina de uma fábrica, serão algumas das experiências agora acessíveis a todos. Realizados nas empresas parceiras do Turismo Industrial de S. João da Madeira, os workshops partirão da aprendizagem e experimentação das várias etapas dos processos produtivos associados ao fabrico do lápis, do sapato, dos feltros para chapéus, de fitas e etiquetas tecidas e em papel e do colchão.
Local: S. João da Madeira    Data: a anunciar

Experiência de Criatividade
Para além dos workshops-experiência em fábricas do setor das indústrias tradicionais, a Experiência Industrial abrir-se-á também às indústrias criativas e tecnológicas, proporcionando workshops-experiência em algumas das empresas instaladas na Oliva Creative Factory, um dos mais recentes espaços de trabalho da cidade, representativo da diversificação do tecido económico de uma cidade industrial. Num contacto próximo com a área do design gráfico, design de moda, TIC, artes performativas, artes visuais, artesanato urbano e joalharia, os turistas terão a oportunidade de partilhar um dia de trabalho com alguns dos jovens empreendedores da cidade.
Local: S. João da Madeira    Data: a anunciar

Experiência Gastronómica
A Experiência Gastronómica está intimamente ligada tanto à gastronomia bem como com à criatividade a capacidade inovadora do povo sanjoanense.
“Se nos falta a essência, trabalha-se a forma.”
Trata-se uma experiência que visa dinamizar o concelho de S. João da Madeira promovendo-o, através da cooperação entre os vários agentes económicos e de promoção turística e cultural locais, recuperando, preservando e promovendo a identidade local associando-a à gastronomia.
Hoje em dia, a cidade é conhecida pela sua criatividade e inovação com um passado com ligações à indústria do calçado e da chapelaria e agora oferece ainda uma experiência original testando a criatividade de cada individuo, proporcionando-lhe uma ação que ganha forma e sabor a cada toque.
Local: S. João da Madeira    Data: a anunciar

Experiência de Arte
Para uma medida de criatividade pode dizer-se que é necessária outra igual ou mais de arte e cultura. É se tanto ou mais criativo quando se está imerso num ambiente cultural e artisticamente estimulante. Neste sentido, o objetivo da Experiência de Arte é proporcionar aos turistas a oportunidade de receber estímulos culturais e artísticos inspiradores, que também já são marca do quotidiano desta cidade industrial. Mas para além de meros espetadores, esta experiência também lhes dará acesso à participação nos contextos locais de criação artística e museológica.
Local: S. João da Madeira    Data: a anunciar


Língua(s) disponível(eis) para o(s) workshop(s)/atividade(s): Português | Inglês

Para mais informação / Contacto:
Website: http://turismoindustrial.cm-sjm.pt/
Email: turismoindustrial@cm-sjm.pt