A Associação Luzlinar é uma instituição cultural sem fins lucrativos, com sede no Feital (Trancoso), tendo como propósito a promoção e divulgação das artes plásticas e performativas e cinema, desenvolver projetos no âmbito da arte experimental, colaborar com instituições que persigam os mesmos fins, criar espaços e formas de cooperação interinstitucional e contribuir para o estudo e divulgação do património cultural local e regional.

Desde 1995, realizamos Simpósios e Seminários Internacionais, Festivais e Laboratórios de Criação Colectiva, para além de inúmeras oficinas de expressão artística e edições em diferentes suportes, com a participação de dezenas de artistas, académicos, cineastas, críticos e teóricos de universidades, Museus, Teatros ou colectivos de artistas dos quatro continentes.

No quadro do programa de Apoio às Artes do Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes, desenvolvemos um plano de atividades regular, cujo principal objectivo consiste em estabelecer uma ligação efetiva entre a comunidade, a escola e a universidade, num programa que passa fundamentalmente por projetos com artistas em residência, por um projeto educativo, por parcerias de âmbito regional e nacional, envolvendo as componentes de documentação e investigação, mas também exposições, encontros, conferências e edições.

Em 2016, iniciámos um novo projeto – Campus Jardim das Pedras – situado na Serra do Feital, no concelho de Trancoso onde pretendemos desenvolver e concentrar uma parte significativa das atividades.

Campus Jardim das Pedras

Jardim das Pedras é um lugar de especulação teórico-prática. Um laboratório a céu aberto de experiências sensoriais onde se permite a reflexão e o pensamento através da observação e da experiência da prática artística no sentido do desenvolvimento cultural do individuo.
Todas as experiencias são coordenadas por técnicos especializados nas diferentes áreas de conhecimento.

Atividades/Workshops:

Rota dos Abrigos | Meio-dia no Jardim das Pedras
Percurso sensorial por rotas pedestres em torno dos abrigos de pastores da Serra do Feital, que foram sendo construídos ao longo dos últimos séculos. Identificação e descoberta dos abrigos existentes, sua relação com a paisagem através do reconhecimento de caminhos pedestres, povoações e suas comunidades, assim como da geografia própria do local, topografia, clima e outros aspectos. A experiência inclui também uma visita ao Laboratório Experimental de Construção em Pedra Seca e termina com uma merenda tradicional no Jardim das Pedras.
Local: Feital | Trancoso    Data: a anunciar

Construção Experimental de Moroiços | Um dia no Jardim das Pedras
O Moroiço é uma construção piramidal ou cónica, formada por amontoamento de pedras com utilização da técnica da pedra seca desenvolvida pelos diferentes povos europeus há milhares anos. Esta experiência propõe a construção de moroiços no Laboratório Experimental de Construção em Pedra Seca do Campus Jardim das Pedras, onde cada grupo constrói o seu próprio Moroiço, do planeamento do espaço à construção do objecto, o grupo realiza todo o projeto.
Local: Feital | Trancoso    Data: a anunciar

Observações Astronómicas Experimentais | Uma noite no Jardim das Pedras
Pretende-se com esta experiência interativa entusiasmar os participantes na prática da observação astronómica, providenciando os conhecimentos fundamentais que ajudem a compreender e a saber utilizar os instrumentos de observação em astronomia no sentido da contemplação do céu, tanto a olho nu como através de telescópios. A experiência permite aos participantes passar a noite no próprio local.
Local: Feital | Trancoso    Data: a anunciar

A Experiência da Fotografia | Um fim-de-semana no Jardim das Pedras
A experiência pretende promover a fotografia, na sua vertente documental, como forma de compreensão da paisagem e como esta pode estimular a percepção das relações do individuo com os "lugares" e territórios. A ação de caminhar na paisagem, considerada enquanto experiência estética e envolvendo o registo dos dados visuais dessa experiência, vai permitir a compreensão das implicações da própria ação no quadro semântico dos diferentes elementos integrantes da paisagem. A experiência permite aos participantes passar a noite no próprio local.
Local: Feital | Trancoso    Data: a anunciar


Língua(s) disponível(eis) para o(s) workshop(s)/atividade(s): Português | Inglês | Espanhol

Para mais informação / Contacto:
Website: www.campus.luzlinar.org
Email: comunicacao@luzlinar.org