A LOOM New.Tradition é um projecto que desenvolve peças de vestuário confeccionadas a partir da manta alentejana, tecida em tear manual do Alentejo-Portugal, para o Mundo. A LOOM trabalha com várias tecedeiras da região do Alentejo, inclusivamente com a Cooperativa de Tecelagem de Mértola. Neste sentido, não só pela riqueza histórica, mas também porque as actividades têxteis de base artesanal alentejanas correm neste momento risco de desaparecerem, a LOOM decidiu dinamizar oficinas artesanais com os agentes locais que ainda perpetuam estas activadades, cujo objectivo é despertarem o interesse local e internacional para as mesmas com vista à sua perduração.

Oficinas têxteis de base artesanal

Atividades/Workshops:

Oficina de tecelagem
Nesta oficina os participantes aprendem e executam amostras de tecido, tecidos em tear manual. Esta atividade inclui uma vertente teórica, como a representação gráfica dos tecidos e iniciação ao debuxo.

Oficina de tinturaria
Nesta oficina os participantes aprendem e executam todo o processo da estamparia vegetal em tecido (linho), com recurso a uma visita de campo para identificação de espécies vegetais.

Oficina de fiação
Nesta oficina os participantes aprendem e executam todo o processo de fazer o fio ("fileira da lã"), desde a lavagem da lã à fiação manual.

Oficina de feltragem
Nesta oficina os participantes aprendem e executam todo o processo da feltragem da lã. Cardada ou penteada é uma técnica ancestral muito delicada, que trabalha de forma simples a criatividade e a sensibilidade das fibras.

Visita guiada Cooperativa/Oficina de Tecelagem de Mértola
Esta visita proporciona aos participantes a descoberta da Cooperativa Oficina de Tecelagem de Mértola, a única do género na região do Alentejo e cujas tecedeiras todos os dias mantêm a produção das mantas tal como era há mais de trezentos anos, e que se encontra em risco de desaparecer.

Local: Évora | Viana do Alentejo | Nossa Senhora de Machede | Mértola    Data: a anunciar


Língua(s) disponível(eis) para o(s) workshop(s)/atividade(s): Inglês | Português | Espanhol

Para mais informação / Contacto:
Website: www.facebook.com/loomnewtradition |  www.loomnewtradition.com
Email: info@loomnewtradition.com