O Município de Beja é um organismo da administração pública local, com as competências estabelecidas por lei. A sua área de abrangência administrativa é o concelho de Beja. O Concelho de Beja localiza-se no coração da vasta peneplanície alentejana, abrangendo uma área total de 1.146 Km2. A cidade de Beja, outrora chamada Pax Julia, eleva-se imponente sobre a planície alentejana onde podemos descobrir algumas das mais preciosas pérolas do Alentejo. Existem muitas razões para visitar Beja, e aqui ficar, com tempo para desfrutar em pleno da célebre hospitalidade alentejana: património, beleza natural, tradição, gastronomia, história, cultura … os sabores e saberes que as gentes e a cidade podem proporcionar são o ingrediente principal do projeto de turismo criativo.

BEJA CRIARTE

Atividades/Workshops:

Oficina de fabrico de pão
O pão é um dos alimentos mais emblemáticos da dieta mediterrânica e da cozinha alentejana. É também um dos símbolos do Alentejo fora da região e é quase omnipresente nos pratos típicos.
Nesta ação pretende-se recriar o ciclo do fabrico tradicional do pão alentejano, desde a moagem, num antigo moinho de vento, à cozedura em forno de lenha tradicional, passando pelo processo da amassadura. Os participantes terão a oportunidade de interagir nas várias fases do processo de fabrico do pão. No final, uma simples tiborna (pão, azeite e açúcar e/ou sal) faz as delícias dos participantes.

Oficina de cozinha tradicional
Aprender os segredos da cozinha tradicional alentejana no local onde ela foi criada, pela voz de quem a aprendeu com a mãe e com a avó, é o desafio que se coloca ao visitante. Estas sessões permitirão dar a conhecer os ingredientes e as técnicas que permitem recriar os sabores próprios de uma tradição gastronómica ancestral, fortemente influenciada pelas culturas do mediterrâneo, especial na capacidade de criar pratos de intenso sabor a partir de uma base simples de azeite, pão e aromáticas. No fim… bom apetite!

Oficina de Buinho
O saber do artesão raramente começa e acaba no fabrico de um artefacto. Para quem trabalha o buinho e dele faz assentos para bancos e cadeiras, esta regra não é exceção. Antes de mais há que ceifar o buinho, secá-lo e armazená-lo em local seco, há que moldá-lo ao propósito que vai servir. Só depois é que se inicia o processo de aplicação à peça que se tiver em mãos.
Um artesão experiente pode fazer um assento em buinho em duas ou três horas. Já aos participantes nesta oficina não se exige tanto, mas apenas que experimentem as técnicas mais básicas e aprendam alguns conceitos relacionados com esta atividade.

Serões do Cante
Os Serões do Cante são momentos de celebração e divulgação do Cante Alentejano, em que para além de ouvir, o visitante poderá ouvir histórias e memórias associadas ao imaginário do Cante Alentejano e… cantar. Trata-se de promover momentos de partilha, de troca de saberes e de proximidade com os visitantes, entre o petisco e o copo de vinho, e que explorem o vasto universo da identidade cultural alentejana, a partir do Cante enquanto referência fundamental.

Encontros de Aprendizes do Contar
Esta iniciativa explora e celebra a tradição oral como componente fundamental do património cultural imaterial da cidade e do concelho, constituindo momentos únicos de recriação da memória e de (re)encontro com a identidade cultural mais profunda do território. Em torno de um tema da cultura local, desfia-se o novelo das histórias que, quando contadas com alma, se tornam narrativas das nossas próprias vidas.

Local: Concelho de Beja    Data: a anunciar


Língua(s) disponível(eis) para o(s) workshop(s)/atividade(s): Português | Inglês | Espanhol

Para mais informação / Contacto:
Website: em construção
Email: gdei@cm-beja.pt