A Câmara Municipal de Mértola é uma entidade da administração pública local com personalidade jurídica e com autonomia administrativa e financeira. A Câmara Municipal de Mértola tem um historial vasto de trabalho em torno da estruturação e promoção da oferta turística do concelho de Mértola. Foi uma das parceiras fundadoras do projeto turístico de Mértola, Vila Museu assente na valorização do seu património histórico e arqueológico que hoje se materializa em 14 núcleos museológicos distribuídos pela vila e concelho. É responsável pelo acolhimento/atendimento turístico do Posto de Informação Turística de Mértola e pelo site www.visitmertola.pt. Dispõe na sua estrutura orgânica de um Gabinete de Desenvolvimento e Promoção Turística que contempla as seguintes competências: planeamento estratégico; estruturação de produtos turísticos; promoção e marketing.

Caminhadas Criativas

Atividades/Workshops:

O projeto “Caminhadas Criativas” é um projeto de turismo criativo e de turismo de natureza que se propõe criar um conjunto de tours turísticos compostos por itinerários pedestres com guia, associados a experiências criativas. Os tours podem ter o seu foco na dimensão da caminhada (Tour Caminhadas Criativas - Caminhadas com experiências) ou na dimensão da criatividade (Residências Criativas - Experiencias com caminhadas). A dimensão da caminhada encontra suporte na identidade geográfica e paisagística do território; a dimensão da criatividade assenta nos elementos da sua identidade cultural (produtos, bens, vivências, valores, história, artes e ofícios).

No ano de 2017 o projeto Caminhadas Criativas pressupõe a estruturação de tours (caminhadas e experiências) em torno de 3 temáticas identitárias:
→ as “Caminhadas Criativas #1 Com Aromas” dedicadas à flora aromática e medicinal do Vale do Guadiana;
→ as “Caminhadas Criativas #2 Com Estrelas” dedicadas à temática da observação de estrelas e ao recurso céu/noite;
→ e as “Caminhadas Criativas #3 Com Sabor” dedicadas à gastronomia e produtos locais.

O projeto na sua concretização pressupõe uma metodologia participativa com operadores turísticos, produtores, artistas e artesãos locais para criar um produto turístico de valor acrescentado, diferenciador e base sustentável.

Local: Concelho de Mértola    Data: a anunciar


Língua(s) disponível(eis) para o(s) workshop(s)/atividade(s): Português | Inglês | Espanhol

Para mais informação / Contacto:
Website: www.visitmertola.pt
Email: gabineteturismo@cm-mertola.pt