The vision of Quico – Turismo, Lda is to develop a portfolio of tourism products that combine the excellence of personalized hospitality with a strong connection to local tradition and culture, combined with contemporary design and comfort.
The first brand of Quico – Turismo, Lda is Casas do Quico, located in Nazaré. The distinctive character of Casas do Quico is based on an engaging communication style, unique image (linked to Nazaré and the family), and a superior quality offer to the client.

Nazaré Criativa

The project “NAZARÉ CRIATIVA: riding Nazarenes creative waves” invites tourists to immerse themselves in the sea of creativity of the Nazaré people: experiences of local culture, creativity workshops, and staying at houses of people of Nazaré are part of this immersion into the Nazarene community. Participants will be accompanied by people from Nazaré, who will share life stories and other stories from Nazaré, as the creative activities unfold.

Activities/Workshops:


"Foto-Expedição: Porto da Nazaré"
A atividade que se pretende desenvolver, com recurso à Fotografia, deve atingir os seguintes objetivos: as pessoas como foco prioritário; captar as dinâmicas sociais e de trabalho no Porto da Nazaré; ter um olhar penetrante e crítico sobre aquela realidade; ver a fotografia como uma arma de denúncia para o que se entender necessário modificar (ordenamento do espaço envolvente, desigualdades sociais, dinâmicas de trabalho, poluição, falta de segurança, etc,).

BREVE BIOGRAFIA:
João Delgado, nascido na Nazaré em 1977. Licenciado em Artes Plásticas e pós-graduado em Economia Social, sendo especialista em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo e doutorando na mesma área. Pescador e mestre de embarcações de pesca local e costeira de 2004 a 2016. Participa desde 1998 em exposições, individuais e/ou coletivas de Pintura, Escultura, Instalação e Fotografia. Autor do livro de Fotografia “O Outro Lado”. Actualmente é vice-presidente da Mútua dos Pescadores com funções executivas.

Local: Porto da Nazaré    Data: 27/01/2018  |  14.30h-17.30h
Preço por participante: 15 euros

“Confecção Carapaus de Pano”
A atividade proposta destina-se a dar visibilidade ao tecido que terá servido de base ao vestuário, e portanto, ao trajo da Nazaré. Quer as ceroulas e camisas, para os homens, quer as saias para as mulheres, foram e ainda são, confecionadas com escocês. Associamos a este objetivo um outro que diz respeito a tradição / modo de vida, da "seca do peixe" em geral, e do carapau, em particular. Surgiram assim os porta-chaves e marcadores de livros por serem de fácil e rápida execução e por poderem servir de "prendinhas". Pretende-se ainda que todos ponham a prova a sua criatividade e imprimam um cunho pessoal aos artigos produzidos.

BREVE BIOGRAFIA:
Fátima Barroso, nascida na Nazaré em 1948, filha de mãe nazarena e de pai “paleco”. Licenciada em Biologia começou a dar aulas no ensino Secundária em 1972/73 até 2012, ano da aposentação. Apreciadora de arte, em especial a pintura de que é autodidata. Apaixonada pela Nazaré, trajo e tradições cria a marca "É Nosso" em que os artigos produzidos e os materiais são de inspiração e aquisição nesta terra.

Local: Antiga Casa da Câmara da Pederneira, Nazaré    Data: 17/02/2018  |  15.00h-18.00h
Preço por participante: 20€ (materiais incluidos)


Língua(s) disponível(eis) para o(s) workshop(s)/atividade(s): Português | inglês

Para mais informação e inscrição nas atividades:
Email: nazarecriativa@casasdoquico.pt
Telemóvel: 969 946 64