Projeto de investigação lança site oficial

INTIMATE - Citizenship, Care and Choice: The micropolitics of intimacy in Southern Europe

Novembro de 2014

 

Em 2013, o European Research Council atribuiu à investigadora Ana Cristina Santos financiamento para realizar o projeto de investigação INTIMATE – Citizenship, Care and Choice: The Micropolitics of Intimacy in Southern Europe.

Com duração de 5 anos, e envolvendo uma equipa internacional e multidisciplinar, INTIMATE constitui o primeiro estudo aprofundado sobre cidadania íntima na Europa do Sul. Desenvolve-se desde março de 2014, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e disponibiliza agora o seu site oficial: www.ces.uc.pt/intimate

A partir de experiências de vida de pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero (LGBT) residentes em Espanha, Itália e Portugal, INTIMATE constitui o primeiro estudo aprofundado sobre cidadania íntima na Europa do Sul, contribuindo assim para um debate fundamental sobre cidadania nas sociedades contemporâneas a nível europeu.

Nos seus primeiros nove meses, a equipa do INTIMATE cumpriu um calendário exigente de consolidação conceptual e preparação metodológica, de forma a preparar o intenso trabalho de campo que iniciará em breve nas cidades de Lisboa, Madrid e Roma. Paralelamente, em linha com o seu compromisso com uma “ciência em sociedade”, foram realizadas várias atividades de extensão com cerca de 130 jovens do ensino secundário, no âmbito dos Estágios de Verão Ciência Viva e do Programa “CES vai à Escola”.

Estas e outras iniciativas podem ser agora consultadas no site do INTIMATE (em breve também em espanhol e italiano), que pretende ser um espaço de partilha de conhecimento e intervenção pública na área da cidadania íntima LGBT na Europa. Também nas redes sociais em: https://www.facebook.com/ces.intimate