Prémio

Francisco Noa vence Prémio BCI de Literatura 2014

Janeiro de 2015

Francisco Noa é o grande vencedor do Prémio de Literatura BCI 2014. Diretor do Centro de Estudos Sociais Aquino de Bragança (Moçambique), investigador associado do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, conquistou o galardão com o livro «Perto do Fragmento, A Totalidade - Olhares sobre a Literatura e o mundo» no qual apresenta vários ensaios, textos de prefácios, apresentações de livros e artigos de opinião. Sucede a Ungulani Ba Ka Khosa, vencedor em 2013.

Para a atribuição do prémio, o júri, composto por Jorge de Oliveira (escritor), Aurélio Cuna (professor de Literatura) e Hélder Faife (escritor) tomou em consideração o facto deste ser “um género pouco cultivado no país [Moçambique], o que se reflete na falta de crítica aos livros que vão sendo publicados". Por outro lado, o conteúdo e a forma bem elaborada com que o autor tratou diversos temas”, explicou Jorge de Oliveira.

Francisco Noa é doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa (2001) e Professor de Literatura Moçambicana, Literatura Geral e Comparada, Poética e Retórica na Universidade Eduardo Mondlane, desde 1992.

Fonte: Jornal Verdade