Boaventura de Sousa Santos homenageado pela III Bienal Brasil do Livro e da Leitura

21 a 30 de outubro | Brasília


Boaventura de Sousa Santos
é o homenageado internacional da III Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que decorre no Estádio Mané Garrincha, em Brasília entre 21 e 30 de outubro. Nesse contexto, receberá o título de Cidadão Honorário de Brasília, numa cerimónia que decorre dia 28 de outubro, a partir das 11h00, no Auditório Nelson Rodrigues.

Ainda em Brasília, o diretor do CES efetuará o lançamento mundial da obra A difícil democracia - Reinventar as esquerdas, no dia 29, às 19 horas, no Auditório Machado de Assis, com apresentação a cargo da professora Flávia Birolli, do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, e coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades. Na mesma ocasião, será lançado no Brasil o livro As bifurcações da ordem: revolução, cidade, campo e indignação, terceiro volume da Coleção Sociologia Crítica do Direito, que será apresentado pelo ex-reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Jr. Haverá debate e sessão de autógrafos.

«Em A difícil democracia - Reinventar as esquerdas, Boaventura de Sousa Santos analisa a urgência de esquerdas reflexivas na atualidade, avalia a ascensão dos movimentos Occupy e as revoltas da indignação, os desafios da Venezuela pós-Chaves, as experiências recentes no sul da Europa, a história - bem como o desgaste - das democracias na passagem do século XX para o XXI e o surgimento de um novo jeito de fazer política. Santos também apresenta reflexões políticas sobre a democracia em geral e sobre o populismo, na forma de duas longas entrevistas.»

Em entrevista à publicação 247,  Nilson Rodrigues, diretor-geral da III Bienal Brasil do Livro e da Leitura,  fala do espírito da Bienal, do seu significado político e cultural e das suas atrações. Aproveita igualmente para fundamentar o convite e a homenagem a Boaventura de Sousa Santos. [Ler AQUI]

Os temas dos seminários programados para o evento refletem o espírito desta Bienal preocupada com a democracia e com os problemas do mundo: “Deslocamentos: Geopolítica, Cultura, Etnia, Economia e Religião”, “Novas Tecnologias e os efeitos na cultura, economia e vida cotidiana”, “Amor, afetividade e individualidade nos tempos modernos” e “ Vida urbana – Novos espaços, novos caminhos”.

[Outras informações em http://www.bienalbrasildolivro.com.br/2016/homenageados-2016]