Encontro

Ministro da Ciência no CES

11 de abril de 2017


O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), na terça-feira, dia 11 de abril, para melhor conhecer a sua realidade e dinamismo.

A sessão teve início nas instalações do CES Sofia, localizadas no Colégio da Graça, pelas 15h00, tendo Manuel Heitor tido oportunidade de conhecer as mais recentes instalações deste centro de investigação. Numa visita conduzida pelo Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a área do edificado, Vítor Murtinho, e acompanhada pelo Diretor do CES, Boaventura de Sousa Santos, o ministro  conheceu os espaços de investigação do renovado colégio do século dezasseis onde estão a funcionar as equipas dos recentes projectos europeus do CES. Foi ainda possível visitar os espaços dos edifícios envolventes, que permanecem abandonados apesar do seu potencial de reabilitação.

A visita estendeu-se ainda ao Centro de Documentação 25 de Abril, uma das Unidades de Extensão Cultural e de Apoio à Formação da UC cujas instalações funcionam igualmente no Colégio da Graça. Nesse sentido, em conversa com a Diretora-Adjunta, Natércia Coimbra, o Ministro da Ciência teve a oportunidade de se inteirar de que forma a estrutura recupera, organiza e coloca à disposição da investigação e do público em geral o material documental que possui, sobre a transição democrática portuguesa e toda a segunda metade do século vinte português.

Posteriormente, a visita continuou nas instalações do CES Alta (Colégio de S. Jerónimo/UC), onde conheceu os espaços do centro e se inteirou das principais atividades de investigação e ensino que o CES desenvolve. Decorreu ainda uma reunião alargada com Investigadores/a, representantes dos Investigadores/as em Pós-Doutoramento, Juniores e Funcionários/as.

Nesse encontro, após uma breve introdução do Diretor do CES, Boaventura de Sousa Santos, sobre a instituição, seguiu-se uma apresentação do Relatório de Atividades de 2016, efetuada pelo diretor executivo do CES, João Paulo Dias, onde ficou patente a crescente dinâmica registada pelo CES, que o coloca no topo da investigação em Portugal. Atualmente, com uma carteira de projetos financiados, nacional e internacionalmente, a rondar os 13 milhões de euros, o CES demonstra uma vitalidade na investigação, nas publicações, na formação avançada e nas atividades de extensão na e com a sociedade sem ímpar no panorama nacional, posicionando-se ao melhor nível do que se faz internacionalmente.

Na segunda parte do encontro, enfatizando que o conhecimento deve ser o desígnio de afirmação de Portugal no mundo, Manuel Heitor fez uma intervenção sobre os principais desafios da política científica em Portugal, consubstanciada em três eixos: posicionamento de Portugal no mundo (nomeadamente no espaço atlântico); Portugal na Europa (valorizando os contactos do país na relação Norte/Sul); e a Ciência em Portugal (financiamento, intervenientes e desenvolvimento institucional das estruturas).

Na sessão de perguntas e respostas que se lhe seguiu, iniciada com uma intervenção do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a investigação, inovação e fundos estruturais, Amílcar Falcão, foram igualmente abordadas as temáticas da avaliação dos centros de investigação, a criação dos Laboratórios Colaborativos e a importância da interdisciplinaridade, dimensão premente em toda a investigação realizada pelo CES.