Workshops

CES colabora na definição da Estratégia de Especialização Inteligente em Pernambuco (Brasil)

Julho 2017

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI/PE), com o Ministério da Integração Nacional, irá organizar dois workshops para a “descoberta empreendedora” no Estado de Pernambuco (Brasil). O primeiro workshop intitulado “Promoção da Inovação no Sector de Confecções do Agreste Pernambucano” decorre no dia 26 de julho de 2017 das 14h00 às 18h30 no Armazém da Criatividade em Caruaru. O segundo workshop “Promoção da Articulação entre os Sectores Automotivo e TI para Inovação em Pernambuco” acontecerá no dia 27 de julho de 2017 das 14h00 às 18h30 nas instalações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco no Recife.

Estes workshops são parte integrante do projecto “Sistemas Regionais de Inovação no Estado de Pernambuco (Brasil)”, apoiado pela DG Regio da Comissão Europeia. Este projecto-piloto é uma das primeiras tentativas fora do espaço europeu para aplicar o referencial teórico-metodológico da “especialização inteligente”, utilizado na União Europeia como condicionalidade das regiões no acesso a fundos estruturais e de investimento em 2014-2020 – as designadas RIS3 – Research and Innovation Strategies for Smart Specialisation. É um projecto particularmente relevante no contexto brasileiro ao pretender contribuir para a definição de elementos essenciais no planeamento estratégico da inovação e na política regional brasileira no futuro próximo. O projecto desenvolve durante 2017 um conjunto de estudos, visitas e eventos, coordenados pelo CES-UC, que permitirão definir alguns dos aspectos principais da Estratégia de Especialização Inteligente de Pernambuco.

Nos workshops de julho serão discutidos e formulados mecanismos para a promoção da articulação entre os sectores automóvel e tecnologias de informação, discutidos os mecanismos para melhoria da competitividade, eficiência e sustentabilidade no sector de confecções, incluindo todo o sistema de inovação e da cadeia produtiva em Pernambuco.

Para mais informações sobre o projecto, incluindo programação completa dos workshops aceder ao website da SECTI-PE: http://www.secti.pe.gov.br/projeto-ris3-pe/. A participação nos workshops é livre. Para realizar a inscrição basta preencher o formulário disponível online.

Pessoa de contacto: Hugo Pinto hpinto@ces.uc.pt