Livro

«Os Revestimentos e os Acabamentos do Centro Histórico de Coimbra» | Coord: Francisco Gil, Lídia Catarino

Coleção CES/Almedina | Série «Cidades e Arquitectura» 2017

Sinopse

O trabalho apresentado neste livro foi desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação científica de carácter interdisciplinar, em que se efetuaram levantamentos de casos de estudo do casario e de alguns monumentos do Centro Histórico de Coimbra, para análise comparativa.

Estudaram-se os tipos de revestimentos e as cores utilizados ao longo do tempo, de um ponto de vista histórico, social, económico e político. Da recolha dos revestimentos que preservam várias camadas, tendo em conta o tipo de argamassas e de pinturas, e da sua análise mediante a utilização de várias técnicas laboratoriais, foi possível a sua recriação através de protótipos.

O processamento de imagens hiperespectrais possibilitou uma abordagem inovadora na manipulação da cor e da textura dos objetos em estudo ao nível espectral. Esta técnica permite a apresentação de um plano de cor alternativo, por comparação com imagens antigas e a partir da informação recolhida da análise dos materiais aplicados nos revestimentos dos edifícios.


Sobre os coordenadores da obra

Francisco Gil. Doutorado em Física Experimental pela Universidade de Coimbra (UC), é professor no Departamento de Física e investigador do Centro de Física da UC (CFisUC) e da Unidade de I&D Química-Física Molecular da UC. Desenvolve investigação em Física da Matéria Condensada e em Física aplicada ao Património Cultural.

Lídia Catarino. Doutorada em Engenharia Geológica pela Universidade de Coimbra, é professora no Departamento de Ciências da Terra e investigadora do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, onde desenvolve investigação em áreas da recuperação/reutilização de materiais naturais, trabalhos em cooperação com arqueologia sobre matérias-primas, e geologia aplicada ao património cultural no âmbito da conservação de edifícios.

Têm ambos participado e liderado projectos e redes de investigação no âmbito do património cultural. Foram ambos coordenadores do Mestrado em Conservação e Restauro da UC e têm responsabilidades no Mestrado em Património Cultural e Museologia da UC. Têm diversas colaborações com outras instituições universitárias e outras instituições ligadas ou responsáveis por Património Cultural.