Investigação

Na Ponta da Língua | Histórias, Memórias e Inovação na Emigração

Narrativas e histórias de vida de emigrantes portugueses, através da recolha e análise de textos, depoimentos orais e performativos.

As histórias vividas pela emigração portuguesa constituem um património invisível da língua e cultura portuguesas que é evidenciado nas narrativas e testemunhos de quem partiu para outro país, através da recolha e análise de textos, depoimentos orais e performativos, entrevistas e rodas de conversa.

Aplicando metodologias colaborativas com recurso à escrita criativa, teatro bilingue, rodas de estórias, análise de repertórios linguísticos e memória social digital, o projeto «Na Ponta da Língua | Histórias, Memórias e Inovação na Emigração» pretende dar visibilidade às “biografias submersas” da longa e vasta história de emigração em português, convidando a um novo olhar sobre estas realidades.

Articulando pessoas e instituições culturais e académicas locais, propõe desenvolver uma pesquisa participativa em três comunidades da diáspora lusa (Brasil, EUA, França), com a potencialidade de se abrir a outras comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

Usando metodologias horizontais e participativas, abre agora o espaço digital “Na Ponta da Língua” (site e plataforma), para acolher todos os/as portugueses/as emigrados/as com interesse em partilhar a partir de qualquer outro país, os seus testemunhos pessoais, documentos e experiências de emigração (clicar em “Fale connosco”).

O projeto articula passado, presente e futuro e contribui para o melhor conhecimento e valorização da emigração portuguesa na era digital, e para o interconhecimento de diferentes levas e gerações de migrantes portugueses. Cria ainda a possibilidade de colocar em rede membros de diferentes comunidades (em diferentes países de imigração), e entre as comunidades emigradas e Portugal (país e regiões de origem). A ambição do projeto é a de usar as dimensões informativa, de interconhecimento, e pedagógica para a compreensão mais vasta e dinâmica da emigração portuguesa, articulando-a com as dinâmicas de revitalização e uso da língua e da cultura portuguesas na diáspora.

Parceiros: Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade Rutgers-Newark, Universidade de Paris X-Nanterre, Museu da Pessoa em São Paulo

Financiamento: Fundação Calouste Gulbenkian

Link para o site: http://napontadalingua.ces.uc.pt/