Notícia

Centro de Estudos Sociais contribui para a reflexão sobre «Especialização Inteligente» no Brasil
 

Março 2018

O projecto de Cooperação UE-CELAC sobre Coesão Territorial para Sistemas Regionais de Inovação no Estado de Pernambuco (Brasil), financiado pela Comissão Europeia DG Regio, representou uma das primeiras tentativas estruturadas de implementar a lógica das Estratégias de Especialização Inteligente (RIS3) na formulação de políticas de inovação fora do contexto europeu. Desenvolvido em 2017 pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, para além de apoiar o desenvolvimento de uma RIS3 em Pernambuco – a RIS3-PE - este projecto, designado muitas vezes como RIS3-PE fase 2, porque resultou de uma iniciativa anterior, de 2015, teve o objectivo de sublinhar os aspectos cruciais para a transferência de princípios orientadores na formulação das estratégias de especialização inteligente na União Europeia para as políticas regionais brasileiras.

O CES coordenou a RIS3-PE fase 2 em estreita articulação com a SECTI – Secretaria de Estado de C&T+I de Pernambuco e com o Ministério da Integração Nacional. Neste contexto desenvolveu uma série de estudos sobre inovação e falhas sistémicas, necessidades de conhecimento e inovação nos sectores de Confecções e Automóvel-TI, uma visão para a Estratégia de Especialização Inteligente em Pernambuco, um modelo de governança para uma futura RIS3 neste Estado, entre outros resultados. O projecto foi apresentado no Recife e em Brasília a decisores políticos e a actores de inovação e foram organizadas duas sessões de ´descoberta empreendedora’ com stakeholders regionais. Prevê-se que o racional RIS3 seja desenvolvido e adaptado, no futuro próximo, a várias regiões da América Latina e implementado em diversos Estados do Brasil.

Os relatórios finais da fase 2 da RIS3-PE, em PT e EN, foram recentemente concluídos e publicados no website institucional da Comissão Europeia DG Regio nos seguintes links:

 http://ec.europa.eu/regional_policy/en/policy/cooperation/international/brazil/

 http://ec.europa.eu/regional_policy/en/policy/cooperation/international/studies/