Medalha de Mérito Científico

Ministério da Ciência distinguiu Maria Irene Ramalho

Julho de 2018

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior atribuiu a Maria Irene Ramalho uma Medalha de Mérito Científico pelos relevantes trabalhos nas diversas áreas em que trabalha. A distinção foi hoje entregue pelo Primeiro-Ministro António Costa, numa cerimónia que decorreu no âmbito do encontro Ciência 2018, que teve lugar no Centro de Congressos de Lisboa, que também agraciou outras personalidades como António Rendas ou Galopim de Carvalho.

Maria Irene Ramalho é professora catedrática jubilada da Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), onde foi coordenadora científica dos programas de doutoramento em Estudos Americanos e em Estudos Feministas até setembro de 2012, e investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Com uma carreira académica e científica ímpar ligada não só à FLUC e ao CES, mas também à Universidade de Madison-Wisconsin, nos Estados Unidos da América, instituição em que leciona regularmente como professora visitante, é fundadora da área de Estudos Norte-Americanos em Portugal. É a única premiada não-americana do Mary C. Turpie Award, atribuído pela American Studies Association, sendo este apenas um entre muitos outros reconhecimentos internacionais e nacionais com que foi distinguida ao longo da sua carreira. 

Para além da área da sua especialização, os Estudos Americanos, é autora de inúmeros contributos valiosos, sempre pioneiros, em áreas como a Poética, a Literatura Comparada, os Estudos Feministas ou os Estudos Pessoanos, tendo publicado extensamente, em Português e em Inglês, sobre temas de literatura e cultura de expressão inglesa (com especial incidência na poesia dos Estados Unidos), estudos americanos, literatura comparada, teoria poética, estudos culturais e estudos feministas.

______________________

Fotografia ©UC/Ana Zayara