Apresentação

Este programa de doutoramento acompanha a recente amplificação transnacional dos Estudos Americanos, proporcionando a questionação crítica dos limites da disciplina, já que o conceito de “América” será confrontado com o de 'Américas', o de 'Norte' com o de 'Sul'. O estudo e a investigação que este curso pretende incrementar tem plena justificação e utilidade na formação de um espírito crítico sobre o lugar dos Estados Unidos no mundo, o nosso próprio lugar no mundo (português e europeu), o papel e efeitos da globalização, bem como a conflitualidade entre as identidades e as diferenças (sexuais, raciais, étnicas, de classe) nas sociedades atuais de fronteiras permeáveis e populações múltiplas. As perspectivas teóricas dos Estudos Americanos poderão ainda informar de maneira inovadora a análise comparativa a partir de um ponto de vista histórico-cultural português, estimulando novas leituras transatlânticas e diaspóricas, convocando as movimentações culturais, linguísticas, literárias entre Portugal, África, Índias Ocidentais e Brasil. 

A cooperação com o Centro de Estudos Sociais permite enriquecer e diversificar o programa, alargando-o a novas áreas, assim reforçando a interdisciplinariedade que é a marca do campo, bem como a comparatística como uma das suas metodologias centrais. Este programa de estudo propõe-se assim analisar as múltiplas perspectivas e identidades que caracterizam a dinâmica multicultural da sociedade dos Estados Unidos.

 

Objetivos

Tendo os Estudos Americanos, desde o início da sua constituição como disciplina, privilegiado a interdisciplinaridade, congregando contributos da história, da sociologia e da ciência política, entre muitas outras - como as artes visuais, o cinema, as relações internacionais, a diplomacia -, este programa pretendeu com a sua associação ao Centro de Estudos Sociais alargar o seu âmbito, enriquecendo a vertente interdisciplinar e contemplando a dimensão hemisférica das Américas. O objetivo é não só aprofundar criticamente o entendimento dos Estados Unidos, enquanto superpotência que mais influência cultural exerce no mundo global, mas também confrontar esse estudo com o de outras realidades do continente americano, com ênfase nos estudos interamericanos, e também com perspetivas transatlânticas.

Este Curso cria condições para uma investigação especializada numa área de inegável interesse no plano cultural e político na nossa contemporaneidade. Além de poder atrair candidatos com formação prévia na área, pode também captar o interesse de outros especialistas de áreas diferentes, que queiram dedicar-se a uma pesquisa avançada neste campo de estudos.