7. Normas

- Entre o final do 2º semestre e o início do 3º, os/as alunos/as deverão ter escolhido um tema de dissertação e um/a orientador/a.

- A elaboração (20 ECTS) e defesa do projeto de tese (20 ECTS) decorrerão respetivamente no 3º e 4º semestres, sendo enquadradas por um seminário de investigação e discussão em cada um destes semestres, no total de 20 ECTS. Este último pretende expor as/os alunas/os à investigação e reflexão de ponta em Estudos Americanos, que vêm sendo feitas em Portugal e no estrangeiro, reforçando assim os quadros teóricos e metodológicos que irão escorar os projetos de tese e preparar ainda os/as alunos/as para a discussão em grupo.

- O projeto de tese será defendido perante uma Comissão de Supervisão do Curso no 4º semestre.

- Se a Comissão de Supervisão do Curso aprovar o projeto, passar-se-á à redação da tese, a ser entregue até ao final do 8º semestre.

- Se o projeto não for aprovado, haverá um prazo para reformulação, findo o qual haverá lugar a nova avaliação. Se esta voltar a ser negativa, o/a aluno/a será excluído/a do programa.

- Os 2 anos seguintes serão dedicados à investigação e elaboração da tese, à qual corresponderão 80 ECTS no total, sendo acompanhados pelo seminário plurianual de orientação de tese (40 ECTS).

- Curso é principalmente ministrado em horário diurno, mas combinado com horas pós-laborais. O dia de lecionação será preferencialmente sexta-feira.

- Para obterem a qualificação de ‘Doutor’, os/as alunos/as terão que obter um total de 240 ECTS, completando com sucesso as unidades curriculares (160 ECTS) e escrevendo e defendendo uma tese (80 ECTS).

A(s) língua(s) de aprendizagem/avaliação são: Português e/ou Inglês (conforme o público).

Os Programas de Doutoramento do CES regem-se pelo regulamento Académico da Universidade de Coimbra.