Exposição e debate

Lançamento do EJ Atlas Portugal e fórum sobre conflitos ambientais

7 de julho de 2015, 17h30

Teatro da Cerca de São Bernardo (Coimbra)

Resumo


Na sequência do evento Ecologia Política: teoria, investigação, ação que ocorreu em Lisboa no último 25 de março, irá realizar-se um novo evento que envolve igualmente o lançamento público dos casos portugueses no Projeto Europeu EJOLT, desta vez  na cidade de Coimbra.

Este evento é composto por uma pequena exposição alusiva aos conflitos ambientais presentes no mapa português, um curto momento para a apresentação do mapa por investigadores da ECOSOC/CES e do SOCIUS/ISEG e principalmente, um fórum com cidadãos, associações e movimentos envolvidos nos conflitos passados e presentes que sãoabordados no atlas.

Mais tarde, será projetado o documentário recém lançado “En todas as mans" de Diana Toucedo, que aborda a questão dos baldios na Galiza, também é relevante na realidade portuguesa.


Programa

17h30: Abertura do evento por Stefania Barca
17h45: Apresentação do mapa por Lúcia Fernandes
18h00-20h00: Fórum de discussão sobre conflitos ambientais moderado por Ana Matos
Pausa para jantar
21h15: Projeção do documentário “En todas as mans" de Diana Toucedo


O evento consiste no lançamento em Coimbra do mapa português de conflitos ambientais do EJatlas: http://ejatlas.org/featured/portugal.

Será constituído por 3 partes: exposição alusiva aos conflitos ambientais do mapa, apresentação do evento e do mapa por investigadores da ECOSOC/CES e SOCIUS e fórum com cidadãos, associações e movimentos  envolvidos nos conflitos passados e presentes.

Haverá ainda projeção do filme "en todas as mans" no mesmo dia, às 21h15, evento articulado com este, na medida em que aborda a questão dos baldios, que é um dos conflitos do EJatlas Portugal.

Apoio: