Sessão cinematográfica e debate

Women in Struggle + Maria's Grotto de Buthina Canaan Khoury

15 de novembro de 2011, 21h30

Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto, Coimbra

Women in struggle de Buthina Canaan Khoury
(Palestina, 2004, 56m)

Comentário de Teresa Cunha (ESEC)

Sinopse: Documentário sobre mulheres palestinianas que cumpriram penas de prisão em Israel por participação na luta política e armada. São abordados os efeitos desses anos de cativeiro na vida atual dessas mulheres e as suas perspetivas de futuro.

 

Buthina Cannan Khoury: realizadora palestiniana de Ramallah. Em 2000, fundou a Majd Production Company, com o objetivo de produzir documentários, dando especial destaque a questões relacionadas com as mulheres palestinianas.

Filme legendado em inglês.

Mais informações: http://www.womeninstruggle.com/wis.html

____________________________________

Maria's Grotto de Buthina Canaan Khoury
(Palestina, 2007, 52m)
Com a colaboração do Fila K Cineclube

Comentário de Teresa Cunha (ESEC)

Sinopse: Retrato emocionante de mulheres, cujas vidas foram ditadas por um código moral. Neste documentário Khoury aborda a questão dos crimes de honra na Palestina através das histórias de quatro mulheres: uma é injustamente acusada de desonrar a família e assassinada; a segunda, em estado avançado de gravidez, morre depois de ser obrigada pelos irmãos a ingerir veneno; a terceira sobrevive às repetidas facadas infligidas pelo irmão; a quarta é uma jovem cantora hip-hop que ousa falar sobre os crimes de honra e enfrenta, por isso, ameaças de morte.

Filme legendado em inglês.

Mais infirmações: http://www.womeninstruggle.com/j/


Ciclo de cinema e debate

Mulheres Palestinianas