Conferência

Os «Patrimónios Comuns Afro-Portugueses»: influências, autonomias, ambiguidades identitárias

Isabel Castro Henriques (Universidade de Lisboa)

10 de janeiro de 2012, 15h00

Biblioteca Joanina, Universidade de Coimbra

Nota biográfica

Isabel Castro Henriques
é doutorada em História de África pela Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne. É atualmente Professora Associada com Agregação do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde ensina História de África e História das relações afro-portuguesas desde 1975, coordenando o Programa de Mestrado e de Doutoramento em História de África desta Universidade desde a sua criação em 1999 .

É presidente do Centro de Estudos Africanos da FLUL e investigadora do Centro de História da Universidade de Lisboa, membro do Comité Científico Internacional do Projeto UNESCO "A Rota do Escravo" (Paris) e presidente do Comité português do mesmo projeto, e codiretora das coleções "Tempos e Espaços Africanos" e "Rota do Escravo – Estudos e Fontes".

Das suas diversas publicações, destacamos as mais recentes: A Herança Africana em Portugal (Lisboa, 2009); Os Pilares da Diferença. Relações Portugal-África: séculos XV-XX (Lisboa, 2004); Território e Identidade – A Construção da Angola Colonial (Lisboa, 2004); O Pássaro do Mel. Estudos de História Africana (Lisboa, 2003); São Tomé e Príncipe. A invenção de uma sociedade (Lisboa, 2000); Espaços e Cidades em Moçambique (Lisboa, 1998); A Rota dos Escravos: Angola e rede do comércio negreiro (Lisboa, 1996; com João Medina).