Sessão cinematográfica

'O Cineasta da Selva' (1997) de Aurélio Michiles

29 de março de 2012, 21h30

Anfiteatro de Zoologia do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Sinopse: “O Cineasta da Selva”, longa-metragem de estreia de Aurélio Michiles, resgata a obra de Silvino Santos, dando uma unidade à sua produção. Para documentar a vida do cineasta, Michiles optou por uma narrativa em flashbacks, intercalados por depoimentos dos filhos do cineasta e de cinéfilos amazonenses. José de Abreu interpreta Silvino, e serve de elo entre as imagens de arquivo, as de Michiles e os depoimentos. Ao longo do filme conta-nos a história pessoal de Silvino Santos, refletindo sobre o seu trabalho e a época em que viveu. Sendo o único registo de algumas das imagens originais captadas por Silvino Santos nas primeiras décadas do séc. XX, este filme é um inestimável repositório da memória do cinema.

Comentário e debate com Eduardo Proença-Mamede e José Augusto Pádua (UFRJ).

Sessão especial no âmbito do Colóquio Internacional “As lutas pela Amazónia no início do milénio”.

Entrada livre.

No âmbito da XIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Coorganização: Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Reitoria da UC.