Maio 2016
Santarém, 31 de maio de 2016

Patrícia Branco é oradora convidada na V Conferência Internacional Igualdade Parental Séc XXI «Práticas e Perspetivas sobre a Coparentalidade e as Crianças», que decorrerá no Auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém, onde apresenta a comunicação "As crianças e os seus espaços nas secções de família e menores".

Londres e Uxbridge, 30 de maio a 3 de junho de 2016

Giovanni Allegretti coordganiza o segundo Encontro dos parceiro do Projecto EMPATIA, e o primeiro UK National Workshop, em conjunto com a organização “PB Partners UK”.

Oxford, Reino Unido, 30 e 31 de maio de 2016

Margarida Calafate Ribeiro apresentou, na qualidade de investigadora convidada, o projeto «MEMOIRS-Children of Empires and European Postmemories», no âmbito do programa letivo em Estudos Portugueses da Universidade de Oxford.

Lecce, Itália, 27 de maio de 2016

Jesús Sabariego apresenta a comunicação "Tecnopolítica y Recientes Movimientos Sociales Globales españoles y portugueses: hacia una democracia basada en lo común", no convegno Internazionale Elementi di Tecnopolitica. Local: Università dei Salento, Aula Chirico, Monasterio degli Olivetani, 15:00.

Pádua, Itália, 26 e 27 de maio de 2016

Giovanni Allegretti encontra-se com representantes da Associação Intermunicipal Campo San Pierese e da Universidade de Pádua para estabelecer uma colaboração com o Projeto EMPATIA, no âmbito de experimentações-piloto.

Lisboa, 25 de maio de 2016

Manuel Carvalho da Silva participa no debate “A Democracia e as políticas sociais e do trabalho: Um debate para o futuro” no âmbito do Colóquio “Cem Anos de Políticas Sociais e do Trabalho”, comemorativo dos 100 Anos do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. O debate tem lugar às 10h00, no Auditório do Citeforma.

Copenhaga, Dinamarca, 23 e 24 de maio de 2016

Francisco Freitas apresenta artigo e participa no PhD Course "Big Data and Ethics" na IT-University of Copenhagen [http://en.itu.dk/].

Florença e Livorno, Itália, 22 a 26 de maio de 2016

Giovanni Allegretti está em Florença por encontros do Debate Público sobre a Requalificação do Porto de Livorno organizado pela Autoridade Independente para a Garantia e a Promoção da Participação.

Vila Nova de Famalicão, 20 de maio de 2016

Manuel Carvalho da Silva profere conferência sobre “O Trabalho, quarenta anos depois” no âmbito do Ciclo de Conferências Dr. Carlos Bacelar.  A conferência tem lugar na Casa das Artes, às 21h00.

Boston, Estados Unidos, 19 a 22 de maio de 2016

Giovanni Allegretti está em Boston pela Quarta Conferência dos Orçamentos Participativos da América do Norte, organizado pelo PBP e onde a equipa de EMPATIA apresenta alguns dos seus primeiros resultados.

Paris, França, 18 a 20 de maio de 2016

Boaventura de Sousa Santos participa na 2è Conférence internationale EMES-POLANYI,  onde apresenta a conferência «The Epistemologies of the South and “Buen Vivir"». Participa igualemente no seminário 'Repenser les sciences sociales et l’émancipation au XXIe siècle', onde fará o lançamento do seu livro «Epistémologies du Sud (Desclée de Brouwer)».

Belgrado, Sérvia, 15 a 17 de maio de 2016

Giovanni Allegretti discursa como convidado num seminário formativo sobre processos participativos organizado pela ONG “Ministarstvo prostora” (The Ministers of Space).

Lisboa, 9 a 13 de maio de 2016

Francisco Freitas é docente convidado da 1ª Escola de Verão em Análise de Dados Qualitativos Assistida por Computador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Leiria, 6 e 7 de maio de 2016

Ana Raquel Matos e Mauro Serapioni, participam no 3.º Congresso Internacional de Saúde do IPLeiria, “Saúde, alterações demográficas e bem-estar”, com a comunicação «What's different in Southern Europe? The question of citizens’ participation in health systems», apresentada por Ana Raquel Matos na sessão 'Accessibility to Health Care & Determinants of Demand for Health Services' (coordenada por Susana Custódio, ESS Leiria). Local: Campus do Instituto Politécnico de Leiria.

Lisboa, 6 de maio de 2016

Manuel Carvalho da Silva profere conferência sobre "O Trabalho e o Compromisso nas Organizações dos Trabalhadores" a convite do Fórum Abel Varzim e da LOC/MTC. A conferência tem lugar no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, às 18h00.

Hamburgo, Alemanha, 5 a 8 de maio de 2016

Boaventura de Sousa Santos participa no "International Festival on Feminism and Public Space. Performances, Lectures, Workshops, Concerts", sob o tema "What Time Is It on the Clock of the World", com uma conferência intitulada Epistemologies of the south: building public spaces upon absences and emergences. Universidade de Hamburgo. [http://stadtkuratorin-hamburg.de/en/curating/what-time-is-it-on-the-clock-of-the-world/]

San Juan de Puertorico, Porto Rico, 3 a 10 de maio de 2016

Giovanni Allegretti está em Porto Rico por causa de seminários universitários e da Sexta Cumbre Social dedicada aos processos participativos. O período inclui entrevistas na rádio e um seminário de formação para técnicos camarários.

Rio de Janeiro, Brasil, 2 de maio de 2016

Lorena Sancho Querol apresenta a comunicação “A cada museu sua dança! Experiências sobre gestão coletiva em pequenos museus (Portugal, Finlândia, Suécia)", no Museu do Samba.