Outubro 2017
Florianópolis, Brasil, 27 de outubro de 2017

Jesús Sabariego profere a conferência «Recentes Movimentos Sociais Globais na Europa e na América Latina: uma abordagem tecnopolítica desde as Epistemologias do Sul», no Centro de Filosofia e Humanas (CFH-UFSC), pelas 18h30.

Belo Horizonte, Brasil, 24 de outubro a 2 de novembro de 2017

Giovanni Allegretti é convidado na UFMG como orador no minicurso de 15 horas intitulado “Experiencias de participação na Europa e na América Latina” no âmbito das atividades do novo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação coordenado por Leonardo Avritzer.

Porto Alegre, 24 a 26 de outubro de 2017

Jesús Sabariego ministra no dia 24 a aula «Controle, neoliberalismo e movimentos sociais» no Encontro Internacional - Criminologia e Crítica da Razão Punitiva do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (PPGCCRIM) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Sala 307, Prédio 11, 09h30). No dia 26 profere a conferência «A repressão dos movimentos sociais», no 8º Congresso Internacional de Ciências Criminais - Criminologia Global e o XVII Congresso Transdisciplinar de Ciências Criminais do ITEC-RS, que decorre na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Coimbra, Portugal, 24 de outubro de 2017

Rui Bebiano e António Louçã efetuam a apresentação do livro «A Revolução Russa 100 anos depois» (Edições Parsifal), no Teatro da Cerca de S. Bernardo, pelas 21h30.

Paris, França, 24 de outubro de 2017

Elsa Lechner apresenta o projeto «Na Ponta da Língua: histórias, memórias, e inovação na emigração», financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, na Universidade de Paris X-Nanterre.

Halifax, Canadá, 19 de outubro de 2017

Nancy Duxbury recebe o The Cultural Leadership Award - Halifax Creative City Network of Canada. A cerimónia de entrega do prémio decorre na Creative City Summit, pelas 12h30.

São Carlos, Brasil, 18 a 20 de outubro de 2017

Patrícia Branco é oradora convidada no «II CONGRESSO NOVOS DIREITOS. A interdisciplinaridade do Direito na sociedade contemporânea», onde apresentará a palestra  "As múltiplas geografias da justiça no século XXI: algumas reflexões sobre o que é hoje o tribunal no território e no espaço", na UFSCAR.

Milão/Bolonha/Florença/Livorno, Itália, 16 a 20 de outubro de 2017

Giovanni Allegretti coordena uma visita de duas delegações de ministros e autarcas russos e suecos, para conhecer os processos participativos de algumas metrópoles italianas e da Região de Toscânia. No dia 20 também participa como codiretor da Autoridade Independente para a Garantia e a Promoção da participação da Região da Toscânia na assembleia final do Debate Publico sobre o Porto de Livorno.

Valongo, Portugal, 12 e 13 de outubro de 2017

Giovanni Allegretti participa da mesa redonda sobre redes no Seminário “CAMINHOS A SEGUIR” no âmbito da Semana Europeia da Democracia Local.

Madison, Wisconsin, Estados Unidos, 12 de outubro de 2017

Boaventura de Sousa Santos profere a conferência «Deglobalization: A Case of Misdiagnosing?», no Global Legal Studies Center, Law School.

Sevilha, Espanha, 9 de outubro de 2017

Hermes Augusto Costa é orador convidado do seminário internacional sobre “Aspectos sociológicos de las relaciones laborales en un entorno globalizado”, onde apresenta a conferência «Los comités de empresa europeos: reflexiones sobre su acción representativa y participación en la gestión de las empresas y grupos de empresa de dimensión comunitária». Esta iniciativa desenvolve-se ao abrigo da Cátedra Extenda de la Universidad Internacional de Andalucía, Facultad de Derecho de la Universidad Pablo de Olavide.

Cosenza, Itália, 6 de outubro de 2017

Luca Verzelloni participa como orador na conferência “Política e Desigualdades”, organizada pela Associação Italiana de Sociologia (AIS).

Medellin, Colômbia, 3 a 6 de outubro de 2017

Lieselotte Viaene lecionou o curso «Epistemologies of the South», no programa de Doutoramento em Ciências Sociais, na Universidad Pontificia Bolivariana.

Curitiba, Brasil, 2 a 6 de outubro de 2017

Roberto Vecchi profere a aula inaugural «Fantasmagorias do não retorno: Portugal e a nostalgia colonial como obra» do XXVI congresso ABRPLIP (os professores de literatura portuguesa no Brasil), que decorre na Universidade Federal do Paraná.

Lisboa, Portugal, 1 de outubro de 2017

Maria Paula Meneses, Jota Mombaça e Rita Natálio participam na Conferência do Silêncio «Vozes do Sul», integrada no Festival Silêncio. Local: Palco da Praça de S. Paulo, Rua de S. Paulo, 18h00.