Abril 2017
Bogotá, Colômbia, 30 de abril e 1 de maio de 2017 Ver

Boaventura de Sousa Santos apresenta as seguintes conferências na Feira do Livro de Bogotá (FILBo): «Democracia y transformación social» (30 de abril , Sala Filbo B – Ecopetrol, 17h00); «Democracia en tiempos inciertos» (1 de maio, José Asunción Silva, 18h30).

Lisboa, Portugal, 28 de abril de 2017

Giovanni Allegretti participa no evento “10 anos de Orçamento Participativo” na Câmara Municipal de Lisboa, para apresentar alguns dos processos-piloto do Projecto EMPATIA.

Valladolid, Espanha, 26 a 28 de abril de 2017

Luca Verzelloni apresenta a comunicação “Not everything is temporary:
Reflections on the Institutionalization of Practices” na conferência International “11th Organizational Learning, Knowledge and Capabilities conference”, que irá decorrer na Universidade de Valladolid.

Florença, Itália, 26 de abril de 2017

Giovanni Allegretti participa numa sessão da Autoridade Independente para a Garantia e a Promoção da participação da Região da Toscânia sobre o Debate Público sobre o Ripristino da Mina Huntsman de Gavorrano.

Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, 24 de abril de 2017 Ver

Boaventura de Sousa Santos recebe o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Segundo informação veiculada pela instituição, a atribuição da distinção «se deve ao fato de sua enorme trajetória de pesquisador na Área de Ciências Humanas e Sociais, tendo prestado inestimáveis serviços à ciência». A cerimónia de entrega decorre no Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções da UFOP, pelas 14h00.

Porto, 21 de abril de 2017

Carlos Fortuna intervém na Mesa Redonda «Turismo e desenvolvimento local», e Carlos Nolasco na Mesa Redonda «Desporto em Portugal: prática desportiva, alto rendimento e ganhos sociais», ambas integradas no seminário anual da Plataforma Barómetro Social, que decorre nas instalações da Porto Innovatio Hub.

Boise (Idaho), Estados Unidos, 19 a 23 de abril de 2017

Giovanni Allegretti é convidado na Boise State University para dar o seminário “Aligning goals: which possible dialogue between participatory budgeting and new technologies?". Também apresenta um Seminário Formativo sobre Orcamento Participativo na Câmara Municipal de Boise, para os funcionarios municipais.

Boulder e Boise, Estados Unidos, 15 a 24 de abril de 2017

Giovanni Allegretti participa em seminários sobre Orçamento Participativo, que incluem o role-game “Empaville” e a apresentação do Projeto EMPATIA.

Boulder (Colorado), Estados Unidos, 15 a 18 de abril de 2017

Giovanni Allegretti é convidado na School of Environmental Design da Colorado University em Boulder, para dar o seminário “Involving citizens in governing cities: the contribution  of participatory budgeting in connection with new technological tools", no âmbito das Environmental Design 5:47 Lectures. Tambám apresenta um Seminário Formativo sobre Orçamento Participativo na Câmara Municipal de Boulder, para os funcionarios municipais.

Belo Horizonte, Brasil, 10 a 12 de abril de 2017

Giovanni Allegretti participa no seminário de Abertura do novo Projeto da UFMG “Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação” financiado pelo CNPq e coordenado por Leonardo Avritzer.

Buenos Aires, Argentina, 6 a 10 de abril de 2017

Elsa Lechner apresenta a comunicação «Terra de Si? Autobiographical writings by Portuguese immigrants in the USA», International Conference “Heritages of Migration: Moving Stories, Objects and Home”, National Museum of Immigration.

Faro, Portugal, 6 e 7 de abril de 2017

Giovanni Allegretti coorganiza a oficina regional da Rede das Autarquias Participativas que inclui uma sessão dedicada à plataforma «Empatia».

Guadalajara, México, 5 a 7 de abril de 2017

A convite do Governo de Guadalajara e da Comissão Mexicana para a UNESCO Nancy Duxbury apresenta a comunicação «The Creative Industries and Culture as Tools for Social Transformation» no «International Forum: Guadalajara, Creative City».

Cidade do México, México, 5 de abril de 2017 Ver

Boaventura de Sousa Santos recebe o título de Doutor Honoris Causa pela Universidad Iberoamericana Ciudad de México. A cerimónia de entrega da distinção está integrada no colóquio internacional «En la encrucijada del Norte y el Sur», iniciativa dedicada à obra poética e ao pensamento crítico de Boaventura de Sousa Santos.

Florença, Itália, 3 de abril de 2017

Giovanni Allegretti coorganiza e abre o seminário “Partecipazione e Resilienza. La sfida della Toscana” com a presença do risk-manager Edward Blakely.