Coimbra

Coimbra é uma cidade, município e capital de distrito portuguesa, antiga capital do país durante o primeiro período dinástico e casa da Universidade de Coimbra, a mais antiga instituição de ensino em língua portuguesa no mundo. A Universidade é polo de atração turística mundial devido aos seus monumentos ricos em história e cultura.
Coimbra é um dos centros urbanos mais importantes de Portugal, logo abaixo das Grandes Áreas Metropolitana de Lisboa e do Porto, e é o principal centro urbano da região centro do país. A cidade contém vestígios arqueológicos que datam do tempo em que era a cidade romana de Aeminium, por exemplo um muito bem preservado aqueduto e criptopórtico, bem como do período em que serviu como a capital de Portugal (de 1139 a cerca de 1260). No final da Idade Média, tendo declinado como o centro político do Reino de Portugal, Coimbra começou a evoluir como centro cultural, com a fundação da Universidade de Coimbra em 1290.

Recentemente foi atribuído o estatuto de Património Mundial à Universidade de Coimbra, Alta e Sofia. Este reconhecimento da UNESCO foi justificado extraordinário património histórico, arquitectónico e cultural da Universidade e o centro envolvente. Aceda a mais informação em UC, Alta e Sofia – Património Mundial.

Localização

A histórica cidade de Coimbra localiza-se na Região Centro de Portugal, a 120 km sul do Porto, 195 km a norte de Lisboa. Um dos maiores entroncamentos de Portugal, Coimbra é servida pela A1, a principal rodovia do pais, e situa-se nas margens rio Mondego, ficando a cerca de 40 km a leste de Figueira da Foz, uma cidade costeira próxima com várias praias e instalações portuárias na costa do Oceano Atlântico.

Importância no país

A cidade de Coimbra tem uma população de cerca de 150.000 habitantes e um total de 435 mil habitantes no total da sua área metropolitana. Antiga capital da Província da Beira, e hoje a capital Região Centro, é considerada a terceira cidade mais importante de Portugal, depois de Lisboa e Porto, ocupa um lugar essencial na região centro do país. Com uma densa malha urbana a cidade de Coimbra é famosa pelos seus monumentos, igrejas, bibliotecas, inúmeros parques, jardins, animação noturna, estabelecimentos comerciais e acima de tudo pela sua universidade, uma das mais antigas universidades da Europa.

História e marcos

As mais antigas ruínas mais antigos datam da época do Império Romano. Os romanos fundaram a cidade de Aeminium, que se tornaria a atual cidade de Coimbra. O mercenário conhecido como El Cid capturou a cidade aos Mouros em 1064. No século seguinte, Coimbra transformou-se num importante centro cultural, em primeiro lugar, devido à escola fundada no Mosteiro de Santa Cruz (1131), onde estudou Santo Antonio de Lisboa, e mais tarde por causa da Universidade de Coimbra, fundada em 1290. A universidade é uma das mais antigas da Europa e atrai estudantes de todo o mundo, o confere Coimbra uma ambiente especial e único. sendo universidade mais internacional de Portugal, quase 10% dos alunos são estrangeiros, de 70 nacionalidades diferentes.

Economia

A riqueza da cidade, capital de Portugal de 1139 a cerca de 1260, baseia-se principalmente na sua Universidade, com cerca de 23.000 estudantes – a cidade tem um total de 35 mil estudantes do ensino superior, considerando as outras instituições de ensino superior -, mas também em escritórios, lojas, na indústria tecnológica e de ciências da saúde, serviços administrativos, financeiros, de direito e assistência médica especializada (existem muitas clínicas particulares, consultórios médicos e dois grandes hospitais: Hospitais da Universidade de Coimbra e CHC – Centro Hospitalar de Coimbra). O artesanato está bem representado pela tapeçaria tradicional e olaria e nos arredores da cidade encontra-se, para além de silvicultura, uma dinâmica produção de horticultura, vinhas e pecuária.

Transporte

Internamente a cidade está ligada por uma extensa rede de autocarros – os SMTUC (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra. No passado, a cidade também teve trolleys e uma rede de elétricos (alguns agora estacionados no Museu de Transportes). Táxis também estão disponíveis. A cidade é também um centro ferroviário e tem serviços de autocarros inter-regionais. Um aeródromo para recreação e voos regionais está localizado em Cernache.

Visite Coimbra

Para aceder a informação detalhada sobre o que fazer, o que ver e onde ir, veja a página do Centro de Turismo: http://www.visitcentro.com/pt/destinations/coimbra/

Visite a Universidade de Coimbra

Para aceder a informações turísticas detalhadas sobre a Universidade de Coimbra, veja a página da UC: