FAQs

1. Quem pode participar no congresso?
O colóquio está aberto a quem tenha interesse nos temas das relações de África com o mundo. Tendo como tema África Hoje – tempos e espaços de transformação, este congresso procura refletir sobre as mudanças que ocorreram no contexto africano de expressão ibérica nos últimos 40 anos, que marcam a emergência de cinco novas nações independentes e a etapa do processo colonial em África. Estes processos revolucionários, guerras, episódios de violências e as transições democráticas vão marcar de formal indelével o espaço ibérico – Europa, Américas e África, abrindo sucessivos processos de libertação e democratização. Este fórum interdisciplinar explorará as ligações transnacionais, as vozes globais e as práticas cartográficas de poder que se foram desenvolvendo ao longo destas últimas quatro décadas nos espaços heterogéneos que são os países africanos de língua oficial portuguesa e as suas ligações ao resto do mundo.


2. Quais as línguas de trabalho do congresso?
As línguas aceites serão o Português, Espanhol e Inglês. Não haverá tradução simultânea.


3. Que tipo de propostas para apresentação podem ser submetidas?
A estrutura central é constituída por painéis temáticos auto-organizados, a serem ser propostos por investigadores; depois de os painéis estarem definidos, os/as interessados/as podem submeter comunicações aos mesmos.


4. Como faço para propor um painel?
Os painéis são auto-propostos. Deve enviar uma proposta, através da página do congresso. A proposta do painel deverá conter as seguintes informações: título do painel; resumo até 500 palavras; nome do(s)/a(s) proponente(s); afiliação institucional; e-mail e endereço completo. As propostas de painéis deverão ser enviadas em qualquer das línguas do congresso (português, espanhol ou inglês) [Mais informações]

A organização e coordenação de painéis temáticos deve responder às principais linhas do colóquio. O perfil das propostas de painel,  enviado à CC do colóquio deverá integrar a referência do(s) coordenado(es) e um comentador(es), juntamente com o título e um breve resumo da temática que o painel se propõe a explorar.

Após a aprovação dos painéis pelo Comissão Científica abrir-se-ão os painéis à propostas de investigadores interessados no tema. O número mínimo de comunicações para que uma sessão funcione é de quatro (4).

Os painéis aceites são abertos à participação dos interessados através da submissão de propostas de comunicação. A seleção das comunicações submetidas aos painéis temáticos será feita pelos seus proponentes.


5. Qual a data limite para o envio das propostas de painéis?
As propostas deverão ser submetidas até 15 de abril de 2014.


6. Como faço para submeter uma comunicação a um painel?
Após a aprovação dos painéis pela Comissão Científica do Congresso, estes estarão abertos à submissão de comunicações pelos interessados. A call para comunicações enquadradas nos painéis previamente aprovados estará aberta até 15 de junho de 2014. A lista final com a indicação de todos os painéis e seus participantes será divulgada até 15 de julho. [Mais informações]


7. Qual a data limite para o envio das propostas de comunicações a painéis?
As propostas deverão ser submetidas até 15 de Junho de 2014.


8. Como saberei se a proposta do meu painel foi aceite ?
A 1 de maio de 2014 todos/as os/as que submeteram propostas de painéis receberão uma notificação na sua caixa de e-mail.
A lista final com a indicação de todos os painéis e seus participantes será divulgada até 15 de julho.


9. Os participantes poderão apresentar mais do que uma proposta de comunicação durante o congresso?
Cada participante deverá apresentar uma comunicação, podendo funcionar como moderador ou comentador noutras sessões.


10. As comunicações serão posteriormente publicadas? Onde será feita essa publicação?
A Comissão Organizadora do congresso responsabilizar-se-á pela publicação posterior das comunicações apresentadas. Após o término do colóquio, será pedido às/aos autoras/es das comunicações a revisão dos trabalhos apresentados tendo em conta os comentários recebidos e o apuramento da reflexão durante o colóquio. Todos os trabalhos revistos deverão ser reenviados até final de 2014 para serem publicadas em formato digital no âmbito das publicações eletrónicas do Centro de Estudos Sociais. O lançamento da edição eletrónica das comunicações será comunicado atempadamente a todas/os as/os participantes.


11. Onde terá lugar o Congresso?
O congresso terá lugar nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2014, em Coimbra (Portugal), na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra [Mais informações]


12. Onde ficarão alojados os participantes do congresso?
Os participantes poderão tratar do seu alojamento diretamente em hotéis em Coimbra. Em alternativa, poderão optar por soluções de alojamento de baixo custo (Residências Universitárias, através de uma rede de alojamento solidário, ou em hostels. [Mais informações]


13. Terei acesso a internet durante o congresso?
Sim, a Universidade de Coimbra dispõe de rede wireless. Todos os participantes serão devidamente informados sobre os dados de acesso a esta rede gratuita (Login e password).


14. Terei direito a um certificado de participação?
Sim. Todas/os as/os participantes terão direito a um certificado de participação com menção do título da comunicação e/ou coordenação de painel.


15. Qual a data limite para pagamento?
Até ao dia 15 de agosto beneficia de uma taxa reduzida, desde que se inscreva até esta data, inclusive, e efetue o respetivo pagamento. Também serão aceites inscrições posteriormente a esta data e inclusivamente no próprio dia, no local do evento, mas nestes casos não serão aceites pagamentos em dinheiro ou cheque (apenas por transferência bancária) e o pagamento terá de ser efetivado imediatamente. [Inscrição]


16. A taxa de inscrição inclui refeições?
Não. A inscrição apenas inclui a participação no colóquio, coffee-breaks e os materiais do colóquio. [Informações sobre soluções de refeições]


17. Quando efetuar o pagamento da inscrição recebo uma confirmação?
Sim. Recebe uma confirmação no momento do registo, com os dados para proceder ao pagamento e assim que concluir o pagamento recebe uma confirmação da transação. Sò no final deste processo é que está realmente inscrito no Congresso.


18. Posso solicitar documentação para efeitos de visto ou fundos de apoio?
A comissão organizadora não ficará responsável por lhe arranjar vistos nem fundos de apoio, no entanto poderá ajudar na obtenção da documentação necessária para a sua viagem através da elaboração e envio, para si, de cartas e /ou certificados. Para qualquer questão relacionada com estes assuntos, por favor envie um email para: ciea9@ces.uc.pt