O Congresso - apresentação geral

MENSAGEM DE AGRADECIMENTO – IX CONGRESSO IBÉRICO DE ESTUDOS AFRICANOS

Agradecemos a todos os participantes do  IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos que se realizou em Coimbra, entre 11 e 13 de Setembro de 2014, e que com os seus conhecimentos, debates e alegria tornaram o evento tão agradável e cientificamente produtivo. Vamos agora começar a preparar a fase de publicação das comunicações.

PUBLICAÇÃO das COMUNICAÇÕES

Relembramos que cada participante deverá enviar ao coordenador do seu painel o respetivo texto para publicação na revista eletrónica CESContexto, de acordo com as normas disponíveis aqui.
O prazo  para o envio do texto para a coordenação do painel  é 30 de Novembro de 2014. O prazo das coordenações para enviarem o texto para a Comissão Organizadora do CIEA9 é 15 de Dezembro de 2014.
No caso de o texto vir escrito em português note que as publicações do CES adotam por princípio a nova ortografia. Mas sempre que os autores optem pela antiga, respeitamos a opção, mantendo-a e incluindo no início do texto uma nota que indica que, por vontade expressa do autor, o texto segue a grafia antiga.

Uma seleção de fotos do evento encontra-se disponível neste site.

Por último, uma especial palavra de agradecimento aos nossos financiadores e patrocinadores que, com todos vós, tornaram este evento possível: Fundação Calouste Gulbenkian, Banco BIC, Fundação Portugal África, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Porto Editora, FEUC, CODESRIA e IUNA.

ATÉ GRANADA EM 2016, para o X CONGRESSO IBÉRICO DE ESTUDOS AFRICANOS!

Sinopse:

Após oito edições realizadas em várias cidades ibéricas, foi a vez Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra organizar a última edição. O IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos - África Hoje: tempos e espaços de transformação, teve lugar de 11 a 13 de setembro de 2014 na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

O congresso de Estudos Africanos do Mundo Ibérico, com uma periodicidade bienal, é hoje um espaço incontornável de encontros de reunião de investigadores que trabalham as relações entre o continente africano e a península Ibérica. Este congresso, cujo número de participantes tem vindo a crescer, integra investigadores/as das mais variadas áreas disciplinares: antropologia, estudos literários, historia, economia, sociologia, filosofia, entre outros. Pelo seu perfil, este evento tem vindo a contribuir enormemente para o fortalecimento de redes e grupos de investigação.

Tendo como tema África Hoje – tempos e espaços de transformação, esta edição procurou refletir sobre as mudanças que ocorreram no contexto africano de expressão ibérica nos últimos 40 anos, que marcaram a emergência de cinco novas nações independentes e a etapa do processo colonial em África. Estes processos revolucionários, guerras, episódios de violências e as transições democráticas marcaram de formal indelével o espaço ibérico – Europa, Américas e Africa, abrindo sucessivos processos de libertação e democratização. Este fórum interdisciplinar optou, assim, por explorar as ligações transnacionais, as vozes globais e as práticas cartográficas de poder que se foram desenvolvendo ao longo destas últimas quatro décadas nos espaços heterogéneos que são os países africanos de língua oficial portuguesa e as suas ligações ao resto do mundo.

O congresso procurou ampliar a discussão sobre colonialismo, nacionalismo, descolonização, projetos nacionais, neocolonialismo, mas também o capitalismo, transições democráticas, entre outros, na construção destes países. Esta leitura ampla dos tempos e espaços de transformação do continente só é possível a partir da discussão académica de excelência e do contato entre vários campos do saber, que em consonância e em diferença, podem produzir novos olhares sobre as diferentes problemáticas em causa.

As atas dos trabalhos apresentados ao IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos serão publicadas, após seleção pelos organizadores dos painéis, em formato digital, com ISSN, no âmbito das publicações do CES. A seleção, revisão e envio dos textos é da responsabilidade dos coordenadores de cada painel, de acordo com as seguintes normas.

Ao longo do IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos teve lugar uma feira do livro na FEUC, onde decorreu o evento, com a presença de 11 editoras, lançamento de livros e um encontro com autores do CES.

As línguas do congresso foram o português, espanhol e inglês. Não houve serviço de tradução simultânea.