CES Summer School
Crime, Prisões e Vigilância

6 a 8 de julho de 2015, Sala 1, CES-Coimbra

Apresentação

Preocupações estatais contemporâneas com a criminalidade têm sido acompanhadas pelo investimento exponencial em tecnologias de vigilância e incorporação de ferramentas provenientes da ciência e da tecnologia na investigação criminal.  Simultaneamente, cresce a população prisional e a institucionalização de jovens que cometeram factos qualificados pela lei penal como crime. Práticas securitárias orientadas para a prevenção do terrorismo e criminalidade organizada vieram  legitimar  a expansão considerável de bases de dados contendo informações diversas sobre os cidadãos. Neste contexto, avanços tecnológicos, em conjugação com práticas seletivas das instituições policiais e judiciais, perpetuam e reforçam processos de discriminação e estigmatização de grupos sociais mais vulneráveis à criminalização.
O relevo do alargamento de  sanções criminais, de práticas punitivas do sistema de justiça e a expansão crescente de sistemas tecnológicos de vigilância coloca desafios críticos à inclusão e reinserção social. Estes fenómenos têm profundas e complexas implicações na cidadania e direitos humanos.

Esta Escola de Verão está organizada em cinco temas principais: 1. A investigação científica sobre crime, prisões e sociedade da vigilância na perspetiva das ciências sociais. 2. Delinquência juvenil e reinserção social. 3. Custos sociais e económicos da reclusão. 4. Sistemas de vigilância e bases de dados criminais. 5. Tecnologias de DNA no sistema de justiça.

A equipa docente é formada por cientistas sociais e juristas com vasta e consolidada experiência nestes temas. No final do curso, os estudantes estarão habilitados a: 1. Conhecer algumas ferramentas teóricas e metodológicas na área dos estudos sociais do crime, prisão e vigilância; 2. Apreender dimensões sociais, legais e jurídicas da delinquência juvenil e conhecer modelos de reinserção social. 3.Abordar criticamente questões de poder e desigualdades articuladas com as inter-relações entre ciência, tecnologia e controlo social. 4. Debater as configurações de cidadania e direitos humanos relacionados com vigilância de grupos sociais criminalizados.

O curso envolverá palestras, atividades práticas relacionadas com casos reais, uma simulação de julgamento em tribunal e uma visita de estudo ao estabelecimento prisional de Coimbra.

Destinatários: estudantes de todos os graus de ensino universitário e profissionais, nas áreas das ciências sociais, criminologia, direito, serviços sociais e ciências policiais e ciências forenses.

Número máximo de participantes: 20

Duração: 20 horas

Inscrição: Estudantes: 60 euros | Público em geral: 75 euros

Organização: Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES) | Contacto geral: ces@ces.uc.pt