Ciclo
SEMINÁRIOS DE TERÇA-FEIRA

26 de outubro de 2010 a 21 de junho de 2011

Apresentação do Ciclo de Seminários

Este ciclo de seminários pretende animar a agenda do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito e do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz, consolidando a sua vertente interdisciplinar e intercultural. O objectivo de cada sessão passará pela discussão de trabalhos em desenvolvimento, directamente relacionados com as principais áreas de investigação desses Núcleos.

Formato

Cada orador deverá apresentar o argumento principal de forma sumária (15 minutos); este sumário será seguido por um comentário extensivo (30 minutos); finalmente a discussão será aberta a todos os participantes do seminário e o orador terá tempo para responder às questões do público e elaborar mais aprofundadamente os seus argumentos (60 minutos).

Os participantes do seminário deverão ler a comunicação previamente. Quem desejar participar e ler a comunicação anteriormente deverá enviar um e-mail para tuesdayseminar@ces.uc.pt.

As comunicações serão ou em Inglês ou em Português.

Coordenadores: Sílvia Rodriguez Maeso & Mathias Thaler
Data: Todas as terceiras Terças-feiras de cada mês,
Horário: 17:00 – 19:00
Local: Sala de Seminários do CES, 2º piso

Programa para o 1º Semestre 2010/2011:

26 de Outubro de 2010
Sala de Seminários do CES, 2º piso
Teresa Toldy (Universidade Fernando Pessoa, Porto/CES): Feminismos ao serviço de quem?
Comentários: Isabel Caldeira (FLUC/CES)

16 de Novembro de 2010
Alana Lentin (Universidade de Sussex): Neoliberalismo Racial e a Crise do Multiculturalismo
Comentários: Marta Araújo (CES)

18 de Janeiro de 2011
Ruy Blanes (ICS, Lisboa): Sobre a racionalidade do conhecimento religioso: exemplos do profetismo africano
Comentários: Clemens Zobel (CES)

8 de Fevereiro de 2011
Michele Grigolo (CES): Políticas locais de direitos humanos: conceitos, instituições e resultados
Comentários: Silvia Rodríguez Maeso (CES)

22 de Março de 2011
Joaquim Carvalho, Universidade de Coimbra: Religiões, Identidades e Cidadania
Comentários: Stefania Barca (CES)

12 de Abril de 2011
Gérard Noiriel, École des Hautes Études en Sciences Sociales: Imigração, memória colectiva e “identidade nacional”. O caso francês.
Comentários: Elsa Lechner (CES)

17 de Maio de 2011
Valerio Nitrato Izzo (CES): A ideia de desacordo entre direito e política: para uma crítica da centralidade do consenso
Comentários: Mathias Thaler (CES)