What made Oral History different?

Alessandro Portelli (Universidade de La Sapienza - Roma)

16 de julho de 2014, 15h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

Aproveitando a sua passagem por Portugal, o CES convida Alessandro Portelli a analisar o processo de afirmação internacional da História Oral, de que foi um dos principais protagonistas, e os trabalhos mais recentes que tem vindo a desenvolver.
Esta será uma iniciativa conjunto do CES com a UNIPOP.

Nota biográfica

Alessandro Portelli (1942) - Professor na Universidade de La Sapienza, em Roma. A sua relação com a História Oral remonta à década de 1970, contribuindo decisivamente para a passagem de uma prática de investigação baseada numa atitude mais defensiva, que acentua a preocupação com a objetividade, para uma potenciação das características especificas das fontes orais. Fundou o Circolo Gianni Bosio para a investigação sobre música e cultura popular e desenvolveu inúmeros trabalhos de campo nos Estados Unidos da América e em Itália. Em Portugal, foi editado em 2013, pelas Edições UNIPOP, a colectânea de textos A morte de Luigi Trastulli e outros ensaios. Ética, Memória e Acontecimento na História Oral (org. Miguel Cardina e Bruno Cordovil).

Atividade no âmbito Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP)