Apresentação de livro

"Conselhos de Empresa Europeus: Um Estudo Dos Setores  Metalúrgico, Químico e Financeiro em Portugal" de Hermes Augusto Costa e Paula Reis Costa

19 de setembro de 2014, 18h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

A apresentação da obra estará a cargo de Jorge Leite (Professor Jubilado da Faculdade de Direito da UC) e Carlos Silva (secretário-geral da UGT)

Este livro analisa o impacto setorial da criação de mecanismos de informação e consulta de trabalhadores nas empresas de dimensão comunitária, designa¬dos de Conselhos de Empresa Europeus (CEEs). Na primeira parte, de enqua¬dramento teórico (capítulos 1 e 2), discute-se o papel da regulação social nas multinacionais e recuperam-se estudos, tipologias e “boas práticas” no funcio¬namento dos CEEs. Na segunda parte (capítulos 3 e 4), de recorte mais quanti¬tativo, privilegia-se a análise setorial da constituição de CEEs em Portugal e uma radiografia dos acordos de CEEs envolvendo representantes portugueses dos sectores metalúrgico, químico e financeiro. Por fim, na terceira parte (capítulo 5) valorizam-se os olhares de representantes de trabalhadores em CEEs de três multinacionais em análise: VW/Autoeuropa (setor metalúrgico), Air Liquide (se¬tor químico) e Banco Espírito Santo (setor financeiro). Evidenciam-se, em cada estudo de caso, as possibilidades de participação laboral em CEEs e a identifi¬cação de “boas práticas”.