Seminário

Lisboa: uma perspetiva arquitetónica sobre as imaginações do futuro urbano

João Luís Carrilho da Graça (Arquiteto)

4 de dezembro de 2014, 16h00

Sala 1, CES-Coimbra

Introdução: Jorge Figueira (CES/DARQ)

Resumo

Este seminário apresentará uma perspetiva arquitetónica sobre a história e sobre a urbanidade emergente de Lisboa, explorando a forma como as imaginações do futuro urbano se podem fundar numa compreensão da história da cidade. Em particular, a apresentação irá examinar como numa prática profissional contemporânea se podem relacionar mapeamentos morfológicos e topográficos, inerentes a uma história espacial situada, com projetos de arquitetura contemporâneos.

Nota biográfica

João Luís Carrilho da Graça (Portalegre, 1952), arquiteto, licenciado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1977, ano em que iniciou a sua atividade profissional. Ao conjunto da sua obra foram atribuídos diversos prémios, nomeadamente: “Royal Institute of British Architects 2015 International Fellowship”, medalha da “Académie d’Architecture”, França, em 2012,  título de “Chevalier des Arts et des Lettres” pela República Francesa em 2010, “Prémio Pessoa” em 2008, Ordem de Mérito da República Portuguesa em 1999 e prémio “Aica - Associação Internacional dos Críticos de Arte” em 1992. Foi distinguido com o “AIT Award 2012- Transportation” em 2012 pela ponte pedonal sobre a Ribeira da Carpinteira,  com o prémio internacional de arquitetura sacra “frate-sole” pela igreja de sto. antónio em Portalegre em 2012, com o “piranesi prix de rome” em 2010 pela musealização da área arqueológica da praça nova do castelo de são jorge,  com o prémio “Valmor” em 2010 pelo edifício de habitação condessa do rio e em 2008 pela Escola Superior de Música de Lisboa,  com o prémio “FAD” em 1999 e o prémio “Valmor” em 1998 pelo Pavilhão do Conhecimento dos Mares - EXPO’98, com o “Prémio Secil de Arquitetura” em 1994 pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa.

Assistente na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa de 1977 a 1992, e catedrático convidado na mesma escola em 2014. Professor na Universidade Autónoma de Lisboa de 2001 a 2010, e na Universidade de Évora entre 2005 e 2013. Coordenador do Departamento de Arquitetura em ambas as instituições até 2010. Professor visitante da Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Navarra em 2005, 2007, 2010 e 2014. Convidado para seminários e conferências em diversas universidades e instituições internacionais. Responsável pela criação do Doutoramento em Arquitetura na Universidade de Évora, e diretor do programa entre 2011 e 2013. Em 2013 recebeu o grau de Doutor ‘honoris causa’ pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Atividade no âmbito do projeto 'UrbAspire - Aspirações Urbanas em Moçambique Colonial/Pós-Colonial: O Governo da Divisão Desigual de Cidades, 1945-2010' e do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura (CCArq).