Seminário

Economia Solidária, Trabalho e Desigualdade Social: Oportunidades e Desafios das Políticas Públicas no Âmbito da América Latina e Europa

Andrés Spognardi

Edson Marques Oliveira

Sílvia Ferreira

17 de dezembro de 2014, 14h30

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Apresentação da finalização de atividades de pós-doutoramento do CES, no Núcleo POSTRADE. Propiciar um espaço de articulação, reflexão, dialogo, debate  e troca de saberes e propostas de análise critica  de ações na geração de  trabalho, emprego e renda para o enfrentamento da pobreza, da  desigualdade e injustiça, seja através de  políticas sociais  ou pela participação e integração com outros setores e atores, com ênfase na análise e gestão da proposta da economia solidaria e seus respectivos empreendimentos no âmbito da Europa e América Latina.

PALESTRA 01: Novas Trajetórias para o Terceiro Sector Em Portugal  em contexto de crise: a Institucinalização da Economia Social por Sílvia Ferreira
Professora auxiliar em Sociologia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigadora do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da FEUC. É docente nos três níveis de estudos, nas licenciaturas em Sociologia e Economia, Mestrado em Sociologia, Mestrado em Roads to Democracy, Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo.

PALESTRA 02: Políticas Públicas para o fomento do cooperativismo do trabalho: uma perspectiva comparada entre Argentina, Brasil e Venezuela de Andrés Spognardi
Investigador pós-doutorando no Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) do CES. É graduado em Economia Política pela Universidade Nacional de Mar del Plata (Argentina), Mestre em Economia da Cooperação pela Universidade de Bolonha (Itália), e Doutor em Ciência Política - com ênfase em análise de políticas públicas - pelo Instituto Italiano de Ciências Humanas (Florença, Itália). Foi investigador trainee no Instituto de Investigações sobre a População e as Políticas Sociais (Roma, Itália), e visiting scholar na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

PALESTRA 03: Elementos de acomodação induzida e desafios da efetivação emancipatória dos empreendimentos de economia solidária: um estudo comparado Brasil/Portugal por Edson Marques Oliveira
Graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (1989), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Coach, com certificação internacional de coaching (2006) pela Lambent do Brasil e membro do ICC Comunidade Inernacional de Coaching, Inglaterra. Neurocoaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Atualmente é professor associado do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Toledo-PR.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE)