Seminário

Entre cruzes e caldeirinhas! Um debate crítico sobre a relação entre Género e Economias Solidárias

Edson Marques Oliveira

Teresa Cunha

21 de janeiro de 2015, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Nos últimos anos a crise, que o capitalismo financeiro instalou nas sociedades contemporâneas, proporcionou um aumento de experiências e da reflexão social e académica sobre as chamadas Economias Solidárias, nomeadamente no contexto europeu. Partindo da análise de experiências diferentes no Brasil, Moçambique e Portugal, este seminário procura debater os limites e as possibilidades das práticas contextualizadas da Economia Solidária em termos emancipatórios para as mulheres que as lideram ou estão envolvidas nelas. Para tal serão mobilizados aparelhos teóricos críticos, feministas e pós-coloniais.

Notas biográficas

Teresa Cunha nasceu no Huambo em Angola e vive em Coimbra, Portugal.  Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Realiza um projecto pós-doutoral sob o título: Women InPower Women. Democracy, dignity and good-living in Mozambique, South Africa and Brazil. É investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É Professora na Escola Superior de Educação de Coimbra, Formadora Sénior dos Centros Europeus de Juventude do Conselho da Europa e presidente da ONGD ‘Acção para a Justiça e Paz’.  Estudou teologia, filosofia, ciências da educação e sociologia. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos no Índico; mulheres transição pós-bélica, seguranças e memórias; economias feministas; direitos humanos.  Publicou os seguintes livros: Ensaios pela Democracia. Justiça, dignidade e bem-viver; Elas no Sul e no Norte; Vozes das Mulheres de Timor; Timor-Leste: Crónica da Observação da Coragem; Feto Timor Nain Hitu - Sete Mulheres de Timor; Andar Por Outros Caminhos; Raízes da ParticipAcção,  para além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros em vários países e línguas.

Edson Marques Oliveira - Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (1989), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Coach, com certificação internacional de coaching (2006) pela Lambent do Brasil e membro do ICC Comunidade Inernacional de Coaching, Inglaterra. Neurocoaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Atualmente é professor associado do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Toledo-PR. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social do Trabalho, atuando principalmente junto aos seguintes temas/áreas: empreendedorismo social, serviço social, emancipação social, responsabilidade social empresarial e administração de recursos humanos, planejamento, gestão social, políticas públicas e assistência social e formação em Serviço Social EaD, coaching executivo, de vida, carreira e social. Atualmente coordena Programa Casulo Sócio-Tecnológico e pesquisa sobre a Cartografia sócio-ocupacional do assistente social no Brasil, Extensão e Tecnologia Social, Estratégias emancipatórias de geração de trabalho e renda, Sustentabilidade Humana e Gestão Social Integrada.

Atividade no âmbito do ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo