2ª Mesa Redonda Interdisciplinar

Multilinguismos: métodos e espaços de ação em/com português

6 de fevereiro de 2015, 09h30

CES-Lisboa (Picoas Plaza | Rua do Viriato, 13, Lj. 117-118)

Sendo uma das mais faladas línguas do mundo, a língua portuguesa faz parte da equação multilingue em vários pontos globais. Caracterizada pela diversidade de atores, políticas e práticas, essa realidade complexa tem sido analisada no cruzamento interdisciplinar entre a linguística e outras ciências sociais e humanas.

Com esta segunda mesa redonda interdisciplinar procuramos criar um diálogo metodológico com vista à compreensão desta realidade na investigação em curso em áreas tão diversas como a linguística, a sociolinguística, a sociologia e a antropologia da linguagem e das migrações. Pretendemos também proporcionar um espaço de construção de sinergias concretas entre os investigadores presentes na observação de multilinguismo em contextos ditos lusófonos, e sua ação em Portugal e outros países.

Assumindo a heterogeneidade dos espaços de usos do português, desafiamos todos os participantes da mesa redonda a refletirem acerca das seguintes perguntas:

1 – Como se descreve a distribuição dos recursos multilingues nestes espaços – e que políticas orientam a sua utilização?

2- Que metodologia é que tinha à disposição e encontrou para compreender, trabalhar, estudar, planear esta realidade?

3 – Que temas propõe para próximos encontros, criação de redes, websites?

Esta 2ª Mesa Redonda Interdisciplinar é acolhida pelo Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), em colaboração com investigadores do CIES-ISCTE/IUL, CEPED – Université Paris Descartes e ILTEC/CELGA.

O evento é de inscrição gratuita e aberta à participação de estudantes, investigadores e público geral, e surge após o XII Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, aproveitando as discussões e presenças do congresso, particularmente o Grupo de Trabalho 56 sobre Políticas Linguísticas (http://www.conlab2015.com/pt/conteudo/programa-cientifico/grupos-de-trabalho/56.html ).