Paisagens da Ilha: educação, patrimônio e museu no Meio Norte do Brasil

Áurea da Paz Pinheiro (Universidade Federal do Piauí)

10 de março de 2015, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Comentários: Luciane Lucas dos Santos (CES) | Moderação: Lorena Sancho Querol (CES)

Resumo

Um rio, um delta, um mar... uma paisagem cultural repleta de sons e imagens... muitas histórias e memórias que sobrevivem de geração em geração, entre famílias de pescadores/artesãos que vivem sobretudo da pesca artesanal, da cata de caranguejo e marisco, da agricultura e do artesanato. Falamos do Delta do Parnaíba - na região Meio Norte do Brasil - o único em mar aberto que existe nas Américas.
Este é o contexto no qual decidimos desenvolver o projeto “Paisagens na Ilha[1], um projeto de pesquisa-ação que se desenvolve mão a mão com as comunidades locais e com o qual queremos contribuir para o conhecimento e o reconhecimento do patrimônio cultural e natural de uma das mais de 70 ilhas localizadas no delta: a Ilha das Canárias.

Se de um lado nos encontramos numa ilha de beleza sigular, cujos quotidianos se caracterizam pela riqueza de uma cultura piscatória que preserva a sua originalidade, mas também os reflexos de todo um conjunto de memórias e prácticas ancestrais, do outro nos confrontamos com problemas ambientais, económicos, sociais e culturais que condicionam o desenvolvimento da Ilha. Estes constituem uma ameaça constante à sobrevivência dos saberes e fazeres próprios das comunidades que aqui habitam.

Nesta conferência apresentamos as linhas de pensamento e ação do “Paisagens”, e também a forma como ele foi ganhando sentido junto da população da Ilha. Entre as rodas de conversas, as oficinas de narrativas biográficas ou os serões de cestaria com palha da carnaúba, e perante a ausência total de equipamentos culturais, pouco a pouco emerge a ideia de se criar um museu comunitário onde a diversidade e a riqueza deste lugar tenham um espaço próprio de expressão e partilha.

[1] Este Projeto tem o aporte financeiro e técnico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Cultura (MinC), por intermédio da Secretaria de Economia Criativa (SEC).

Áurea da Paz Pinheiro

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil, e Pós-doutora em Ciências da Arte e do Patrimônio, Especialidade Museologia, na Universidade de Lisboa, Portugal. É atualmente Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e no Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia, cuja coordenação assume atualmente. É também Docente e Pesquisadora no Mestrado e no Doutorado em Museologia e Museografia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Diretora da Revista VOX MUSEI arte e patrimônio, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia e ao Grupo de Pesquisa CNPq/UFPI VOX MUSEI arte e patrimônio, que lidera com a colaboração do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes da Universidade de Lisboa, do Centro de Ecologia Funcional e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta, em Portugal. Desenvolve pesquisas em Museologia, Educação, Patrimônio e Políticas Públicas.

Consultar C.V. em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730443Y6.

Esta conferência integra a iniciativa "Coleção de Conversas sobre experiências de Museologia Participativa", um produto científico do projecto de investigação SoMus [1], e foi desenvolvida em colaboração com o grupo de pesquisa "Vox Musei" (CNPq-Brasil), no contexto do protocolo de colaboração científica atualmente existente entre o CCARq-CES e o Vox Musei da Universidade Federal do Piauí.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Cultura e Arquitectura (CCArq) e do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe)

--------------------------------------------------
[1] SoMus (Society in the Museum: study on cultural participation in European local museums) é o projeto de pós-doutoramento da moderadora da conferência, Lorena Sancho Querol, e conta com o cofinanciamento do Fundo Social Europeu através do Programa Operacional Potencial Humano, e dos fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito da Bolsa de Pós-Doutoramento com a referência SFRH/BPD/95214/2013.