Colóquio Internacional

11 e 12 de maio de 2015

Auditório e Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Resumo

O principal objetivo do colóquio é encetar uma reflexão científica participada acerca das conceções, processos e resultados da transversalização da igualdade de género nas políticas locais, desenvolvidas pelos municípios portugueses. A territorialização das políticas de igualdade sexual será debatida, a partir de experiências concretas partilhadas por académicas, consultoras e pessoal técnico e dirigente que nas autarquias têm produzido diagnósticos e planos de ação de combate às desigualdades e promoção da igualdade de mulheres e homens. Em foco estarão quer as estratégias de mudança organizacional quer as de intervenção municipal nas várias políticas sectoriais.

Algumas das centenas de autarquias que receberam financiamentos públicos para conceberem e implementarem os seus planos para igualdade participarão no Colóquio para apresentar e analisar as suas experiências concretas, dificuldades, desafios e boas práticas.

Espera-se que o Colóquio atraia muitas pessoas dos próprios municípios ou das estruturas académicas e de consultoria, envolvidas na centena e meia de planos municipais recentemente terminados ou ainda em curso. O Colóquio irá assim debruçar-se sobre uma realidade que tem permanecido na obscuridade com elevado prejuízo quer para as entidades promotoras dos projetos quer para os mecanismos para a igualdade de género que têm financiado e dado apoio a estes projetos, quer ainda para a própria causa da igualdade de género.

- Até 27 de abril: 15 euros;
- Depois de 27 de abril: 25 euros.

Inscrição para estudantes e associadas da APEM: 4 euros (mediante comprovativo)
Inscrição para desempregadas/os: gratuita (limitada a 25 vagas)

- A Comissão Organizadora informa que não haverá devolução de dinheiro a quem estiver inscrito e não participar no evento.
- Os certificados de participação e apresentação de trabalhos serão disponibilizados exclusivamente em versão digital.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE)