Justiça Cognitiva e Cidadania Horizontal na Escola Pública

Inês Barbosa de Oliveira (UERJ)

8 de abril de 2015, 17h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

Partimos da ideia de que os currículos podem ser percebidos como criação cotidiana dos praticantes (Certeau, 1994) das escolas, e, mais do que isso, como contribuições da escola à tessitura da emancipação social democratizante tal como defendida por Boaventura de Sousa Santos (2004a), segundo a qual esta se dá pela criação de relações mais ecológicas, de interdependência, entre os diferentes, em todas as dimensões da sociedade, sem dissociação entre o campo do epistemológico e o do político.

Promover, assim, a desinvisibilização e possível multiplicação de experiências emancipatórias desenvolvidas nas escolas, por professoras a quem são historicamente negados o reconhecimento por suas criações cotidianas e de sua competência profissional, permite perceber e ampliar as contribuições destas para a formação cidadã, para a ampliação da justiça cognitiva e social e, com isso, para a emancipação social.

Uma pesquisa com narrativas de professoras de uma Rede Municipal no Rio de Janeiro, evidencia preocupações e ações voltadas à tessitura de relações de reconhecimento e respeito mútuos entre alunos e professores e seus conhecimentos nos serve de base para pensar a contribuição da escola à tessitura da emancipação social.

Nota biográfica

Inês Barbosa de Oliveira - Doutora em Ciências da Educação pela Université des Sciences Humaines de Strasbourg com estágio pós-doutoral no CES – Coimbra e Habilitation a Diriger des Recherches na Université de Rouen/França. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ, na Linha de pesquisa Cotidiano e cultura escolar, ensinando e orientando alunos em vários níveis. É coordenadora do grupo de pesquisa Cotidiano Escolar e Currículo cadastrado no DGP/CNPq. Presidente da Associação Brasileira de Currículo (AbdC) e membro do GT Currículo da ANPEd. Desenvolve pesquisas no campo do currículo, estudando questões epistemológico-políticas relacionadas aos estudos do cotidiano e à emancipação social, temas de suas publicações em livros, artigos e capítulos de livros, bem como de organização de obras coletivas.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe)