Seminário

Violência, Segurança e Direitos Humanos - Políticas Sociais em Diálogo Portugal-Brasil

8 e 10 de julho de 2015

Teatro da Cerca de S. Bernardo e CES-Coimbra (Sala 1)

8 de julho de 2015 (Quarta-feira)
Teatro da Cerca de S. Bernardo (Coimbra)

21h30: Exibição do Documentário “Sem Pena” e debate com a equipa de realizadores (http://www.sempena.com.br/)
Apresentação: Luciana Zaffalon (CES/FGV-CEAPG)
Debate: Hugo Leonardo (Instituto de Defesa do Direito de Defesa) e Élida Lauris (CES)

10 de julho de 2015 (Sexta-feira)
CES-Coimbra, sala 1

10h00/13h00: Políticas sociais e de segurança pública – Brasil e Portugal
Moderadora: Luciana Zaffalon (CES/FGV-CEAPG)

BRASIL:
Francisco Fonseca (Professor Universitário, Centro de Estudos em Administração Pública e Governo – FGV/CEAPG)

PORTUGAL:
Francisca Ván Dúnem (Magistrada do Ministério Público, Procuradora Geral-Distrital de Lisboa)
Maria João Leote Carvalho (Investigadora, CICS:NOVA, Universidade Nova de Lisboa)

15h00/18h00: Reforma Penal, Segurança pública e a criminalização das vulnerabilidades
Moderadora: Conceição Gomes (Investigadora, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/ Observatório Permanente da Justiça)

BRASIL:
Hugo Leonardo (Instituto de Defesa do Direito de Defesa)
Rosane M. Reis Lavigne (Defensora Pública, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro/Forum Justiça)

PORTUGAL:
José Mouraz Lopes (Juiz Conselheiro, Tribunal de Contas)
Frei Bento Domingues (Frade Pregador, Dominicano, cronista do jornal Público)