Seminário

Escolas Sustentáveis: reflexão e práticas de uma trajetória realista

Alciana Paulino

Fernanda Belizário

Juscelino Dourado

9 de dezembro de 2015, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Neste seminário terá lugar o lançamento do livro “Escolas Sustentáveis” de autoria de Juscelino Dourado, Fernanda Belizário e Alciana Paulino cuja principal motivação é ampliar a percepção sobre a importância da escola, enquanto espaço educador, reorganizar-se em direção a sustentabilidade no seu sentido mais amplo, isto é, por meio da inserção da dimensão socioambiental nos currículos escolares, na formação de professores e educadores, na elaboração de material didático, na gestão da unidade e também na readequação dos espaços físicos e infraestrutura.

Para isso, o/as autor/as discutem conceitos, metodologias e práticas em uma perspectiva contrahegemônica e emancipatória, incorporando reflexões próprias do pós colonialismo e suas possíveis contribuições para o campo da educação ambiental.

Os/as participantes do seminário receberão um exemplar do livro (distribuição limitada).

Para receber o texto para discussão, p.f. envie um e-mail para fernandabelizario@ces.uc.pt

Notas biográficas

Juscelino Dourado - Gestor ambiental, estudou Química na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade Lomonosov (Moscou, Rússia); Administração de Empresas e Gestão Ambiental na Universidade de São Paulo (USP); foi dirigente de empresas públicas e privadas, entre as quais atuou como Chefe de Gabinete do Ministro da Fazenda e como Diretor de Gestão da Estre Ambiental. É Diretor Executivo do Instituto Estre e atua nas áreas de educação e gestão ambiental. É coautor e organizador dos livros Reflexão e práticas em educação ambiental: discutindo o consumo e a geração de resíduos e Resíduos sólidos no Brasil: oportunidades e desafios da Lei Federal no 12.305. É fundador e conselheiro do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (Funbea) e possui um blog sobre gestão ambiental (www.juscelinodourado.com.br).

Fernanda Belizário - Doutoranda em Pós Colonialismos e Cidadania Global no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. É Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo, e graduada em Ciências Sociais e Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. Já trabalhou como gestora em instituições públicas e privadas nas áreas de educação e comunicação e foi professora universitária no Brasil. Foi Gerente de Educação do Instituto Estre até 2013.

Alciana Paulino - Cientista social, educadora, escritora e gestora de projetos de educação, cultura e diversidade. Formada pela Universidade de São Paulo, apaixonou-se por educação ambiental quando começou a trabalhar no Instituto Estre em 2012. Hoje é Gestora de Educação no Instituto e editora e colunista da Revista Geni (http://revistageni.org).

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito, do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz e do Programa de Doutoramento 'Pós-Colonialismos e Cidadania Global'