Conferência

O estudo da violência nas Relações Internacionais: desafios éticos e metodológicos

Sílvia Roque (CES)

4 de dezembro de 2015, 10h00

Sala 1.2, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Resumo

A sessão tem como objetivos: 1) apresentar as formas como o conceito e as práticas de violência têm sido estudadas e/ou ignoradas na literatura de Relações Internacionais, 2) discutir as consequências ontológicas e políticas destas tendências teóricas, 3) e, por último, refletir sobre possibilidades de ultrapassar as limitações do estudo da violência nas RI através da apresentação de um estudo de caso e dos desafios éticos e metodológicos dele decorrentes.

Nota biográfica

Sílvia Roque realizou Mestrado em Estudos Africanos no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (Lisboa) e é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É doutorada em Relações Internacionais - Política Internacional e Resolução de Conflitos, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - com a tese "Das revoluções por cumprir às resistências (im)possíveis: Jovens e percursos de violências em El Salvador e na Guiné-Bissau". Tem participado em vários projetos e publicado vários artigos em revistas nacionais e internacionais.