Conferência

A emergência do ‘local’ na agenda da construção da paz: desafios conceituais e metodológicos

Roberta Maschietto (CES)

11 de dezembro de 2015, 10h00

Sala 1.2, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Resumo

A aula visa discutir a emergência do nível ‘local’ na agenda dos Estudos Para a Paz e os diversos conceitos relacionados a este nível de análise, como ‘hibridismo’, ‘local ownership’, ‘everyday’, ‘empowerment’, e ‘peace formation’. Além dos conceitos e seus significados, a aula vai discutir as implicações éticas e metodológicas desta agenda, inclusive no que concerne a realização de investigações de campo.

Nota biográfica

Roberta Holanda Maschietto é Bacharel e possui Mestrado em Relações Internacionais, ambos pela Universidade de Brasília. Entre 2005 e 2009 foi professora de Relações Internacionais no Instituto de Educação Superior em Brasília (IESB). Doutorada em Estudos para a Paz pela Universidade de Bradford, discutiu o conceito de 'empoderamento', e incluiu a análise da construção da paz em Moçambique, bem como o estudo de uma iniciativa nacional voltada para a provisão de crédito nas zonas rurais com o envolvimento direto dos conselhos locais.
Trabalhou em vários projetos de pesquisa com enfoque na África Sub-Sahariana contemporânea, em especial nas área de segurança, integração regional e operações de paz regionais. Tem publicados vários artigos em revistas nacionais e internacionais.