Apresentação da 2ª edição do livro

"Política Externa: As Relações Internacionais em Mudança" | Org. Maria Raquel Freire

16 de fevereiro de 2016, 16h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Apresentação da 2ª edição do livro 'Política Externa: As Relações Internacionais em Mudança', com a presença de Delfim Ferreira Leão, Diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra, Teresa Pedroso de Lima, Diretora da FEUC, Maria Raquel Freire, organizadora da obra e  uma apresentação alargada de Nuno Severiano Teixeira sobre política externa portuguesa..

Sinopse: Esta proposta de Estudos resulta da identificação de lacunas bibliográficas, especialmente no que concerne a estudos sistematizados e inclusivos que combinem teorização e vasta análise empírica na área da política externa. Deste modo, trata-se de um trabalho abrangente, englobando um capítulo teórico sobre atores, processos e teorias de decisão em política externa, e desenvolvendo uma série de estudos de caso identificados como fundamentais, pela sua diversidade geográfica e implicações em termos do dinamismo que representam no (re)ordenamento do sistema internacional. Este estudo analisa os processos associados à formulação e implementação da política externa, como estruturas institucionais, definição da agenda, instrumentos, processo de decisão e prossecução de objetivos, permitindo um entendimento amplo, num enquadramento multi-nível, embora não exaustivo das principais dinâmicas associadas à política externa. A análise de múltiplos estudos de caso confere a este trabalho uma dimensão de estudo não só fundamental como muito necessária nesta área de trabalho e investigação.