Investigar em Saúde no CES: temas e perspetivas

23 de junho de 2016, 14h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Existe, hoje, um vasto espetro de investigação na área da saúde no âmbito das ciências sociais, o qual tem vindo a privilegiar diferentes abordagens, focando distintos temas e realidades empíricas, estratégias e/ou tecnologias e intervenções capazes de auxiliar a resolução de problemas concretos. Integrado no VI Ciclo Ciências Sociais e Saúde, este seminário dá voz a alguns dos projetos de investigação em saúde em curso no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, tanto ao nível dos doutoramentos como dos pós doutoramentos, uma iniciativa que visa, prioritariamente, estabelecer um diálogo abrangente entre diversos temas em análise, sobretudo aqueles que se constituem como desafios e temas críticos para os sistemas de saúde.

Oradores

Eliezer Magno Diógenes Araújo
Título da comunicação:
A colaboração interprofissional nas Equipas de Saúde da Família (Brasil) e nas Unidades de Saúde Familiar (Portugal): resultados preliminares.
Biografia resumida: Psicólogo e doutorando no Programa em Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida, pela FIOCRUZ e CES. Faz parte do grupo de pesquisa em Políticas Públicas, Planeamento, Gestão e Recursos Humanos em Saúde. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Colaboração Interprofissional na Atenção Primária à Saúde.

Fernando Fontes
Título da comunicação: Saúde, incapacidade e deficiência: continuidades e limites concetuais
Biografia resumida: Sociólogo, investigador em pós-doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e da School of Sociology and Social Policy, University of Leeds (UK). Privilegia como área de interesse as questões relacionadas com violência e crimes de ódio sobre pessoas com deficiência em Portugal. É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Políticas, Trabalho e Desigualdades do CES.

Marta Pimenta Velloso
Título da comunicação:
Construção do conhecimento interdisciplinar sobre saúde em escola pública do território de Manguinhos
Biografia resumida: Investigadora em pós-doutoramento no CES e docente no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ), Brasil. Coordena o projeto de pesquisa sobre "Construção em rede do conhecimento interdisciplinar em saúde".

Rogério Lima Barbosa
Título da comunicação:
Quando o diagnóstico é o mal: Notas sobre um estudo comparativo entre Brasil, Inglaterra e Portugal
Biografia resumida: Mestre em Sociologia e doutorando no CES. Participou do grupo de trabalho para a criação da primeira Política de Atenção às Pessoas com Doenças Raras do Ministério da Saúde do Brasil. Integra o Observatório das Doenças Raras da Universidade de Brasília, Brasil e o Grupo de Saúde, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Exeter, Inglaterra.

Ana Verônica Rodrigues Silva
Nascimento e cidadania: entre a Norma e a Política
Biografia resumida: Investigadora visitante no CES onde desenvolve o projeto “Nascimento e cidadania: entre a Norma e a Política”. Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Revisora ad hoc da Revista Brasileira de Epidemiologia e da Revista Cadernos de Saúde Pública - Fiocruz.