Colóquio

20 de janeiro de 2017, 09h30

Sala 1, CES-Coimbra

Apresentação

Este segundo colóquio transdisciplinar sobre novas mobilidades urbanas examinará as relações entre planeamento prospectivo e ativismo cidadão. Refletiremos coletivamente sobre a investigação mais recente na área das mobilidades urbanas, com enfoque na pesquisa sobre o ciclismo quotidiano e os veículos eléctricos, e faremos um balanço das práticas ativistas e de planeamento municipal desde o primeiro colóquio, realizado em 2013.

Começaremos por revisitar a discussão sobre os instrumentos teóricos e metodológicos que podem suportar imaginações do futuro urbano que explorem as potencialidades situadas das cidades concretas. Recordaremos o papel histórico das mobilidades urbanas na produção do espaço, simultaneamente circuito económico e circuito de formação de subjetividades, colapsando local e global; e atualizaremos a exploração das formas como as ideias e as práticas de movimento na cidade se associam a “performances” de género, classe e “raça”, invocando perspectivas pós-coloniais e feministas sobre o espaço. Em particular, abordaremos investigação em curso sobre mobilidades urbanas nas regiões urbanas portuguesas.

Em seguida, retomaremos a reflexão sobre as possibilidades de articulação entre cientistas sociais, profissionais trabalhando para o aparato estatal municipal, e ativistas cidadãos, interrogando de novo os perigos de um discurso sobre a mobilidade urbana que a represente exclusivamente enquanto questão técnica. Consequentemente, tal reflexão considerará a conflitualidade inerente a um governo democrático da cidade, e em particular às decisões coletivas sobre a pluralidade das formas de movimento no espaço urbano. Nomeadamente, abordaremos as práticas ativistas e o trabalho de planeamento municipal em curso em Portugal. Concluiremos com uma conversa sobre o futuro das mobilidades na cidade enquanto questão crucial na democratização.

Destinatários
Este colóquio é orientado para profissionais do planeamento urbano e da arquitetura, para cidadãs e cidadãos ativistas das mobilidades urbanas, e para investigadoras/es e estudantes de mestrado e de doutoramento, especialmente em planeamento urbano, arquitetura, geografia, antropologia, sociologia, e direito.

Metodologia
O colóquio inclui duas sessões de 180 minutos, e concluirá com uma conversa e café. No final do colóquio será entregue um certificado de frequência e a lista dos participantes. Posteriormente serão entregues as atas do encontro.

Data Limite de Inscrição e Pagamento: 19 de Janeiro de 2017

Número Máximo de Participantes: 40

- Público em geral: 10 Euros
- Estudantes de programas de mestrado e de doutoramento, e associados da UVE: 5 Euros

Organizadores
Tiago Castela (CES), Anabela Ribeiro (FCTUC e CITTA) e João Paulo Cardielos ( (DARQ-FCTUC e CES)

Atividade realizada no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Cultura, e Arquitetura (CCArq) e da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) da Universidade de Coimbra.