Aula aberta | Programa de doutoramento Pós-Colonialismos e Cidadania Global

9 de dezembro de 2016, 10h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

O seminário aborda o processo de alterização a que os países do Sul da Europa foram sujeitos durante a crise do Euro na Alemanha e que se caracterizou essencialmente pelo renascimento do topos do Sul "preguiçoso e esbanjador" no discurso público. Enveredando por uma leitura pós-colonial, defender-se-á que tal discurso culturalista serviu para explicar os problemas da zona Euro de forma redutora e unilateral e para legitimar as medidas políticas e económicas que se seguiram.

Nota biográfica

Clara  Ervedosa é doutorada em Língua e Literatura Alemãs (Universität Christian-Albrechts Kiel, Alemanha/ Universidade de Coimbra). Exerceu funções de Assistente e de Professora Auxiliar na UTAD, de docente na Universidade de Sheffield e Manchester, Reino Unido, e na Universidade de Kiel, Alemanha. É investigadora postdoc do Centro de Estudos Sociais e editora responsável por temas interculturais e pós-coloniais da Revista IASLonline (Universidade de Munique). O seu trabalho centra-se em questões de diferença, identidade e pós-colonialismo na literatura e cultura alemãs.