Seminário

A economia guajajara pelos olhos das mulheres

Luciane Lucas dos Santos (CES/UFSB)

28 de março de 2017, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Comentário: Teresa Cunha (CES)

Resumo

Este seminário apresenta os resultados finais da investigação realizada junto a duas comunidades Guajajara do Maranhão, na Terra Indígena Araribóia, no âmbito do "Projeto Alice: Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas". Tendo em conta a conexão entre a economia e o mundo dos seres espirituais, busco evidenciar as diferenças no modo de organizar a vida material por parte das comunidades indígenas, de modo a mostrar a real diversidade epistemológica da economia para além do conceito moderno ocidental. Para além de discutir a pretensa universalidade da narrativa do desenvolvimento, que a existência da perspectiva indígena problematiza, busco: 1) debater o que tem mudado na vida do povo Guajajara com a chegada do assalariamento, dos projetos extrativistas na região e dos programas de transferência de renda; 2) refletir sobre o lugar das mulheres na organização da vida material, problematizando as noções de patriarcado e de poder; 3) refletir sobre o papel das mulheres na manutenção dos pactos com o mundo sobrenatural a partir da produção de alimentos, do artesanato e da economia do cuidado.

Nota biográfica

Luciane Lucas dos Santos. É investigadora no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Integra o Núcleo Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), bem como a equipe de investigação do Projeto Alice - Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas, projeto internacional financiado pela European Research Council, coordenado por Boaventura de Sousa Santos. Integra, também, desde 2008, o Grupo de Economia Solidária (ECOSOL/CES), que faz parte do Núcleo de Estudos em Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades do CES/UC. Concluiu o doutoramento em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2004. Atualmente é professora visitante da Universidade Federal do Sul da Bahia. Suas áreas de interesse e de investigação estão relacionadas aos estudos pós-coloniais e feministas no campo da Economia e da Estética. Tem trabalhado em uma teoria pós-colonial do consumo e em uma teoria pós-colonial da economia aplicadas ao contexto da América Latina. Também se interessa pelos feminismos negro e indígena, com atenção para os estudos da interseccionalidade.

Atividade no âmbito do Projeto Alice - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo